Em 2017 a Suzano, até então produtora de celulose, tomou a decisão de entrar no mercado de bens de consumo, especificamente no negócio de tissue, com o lançamento das marcas de papel higiênico, atualmente já conhecidas entre a população do Norte e Nordeste do Brasil, a Max Pure e a Mimmo.
Após seis anos a companhia viu uma oportunidade de complementariedade geográfica de portfólio em âmbito nacional com a aquisição do negócio de tissue da Kimberly Clark, concluída oficialmente no início mês de junho. “A Kimberly-Cark, principalmente com a marca Neve, é muito forte no Sudeste, sobretudo em São Paulo. Por isso nós dizemos que existe uma complementariedade geográfica no negócio, onde estão as fortalezas da Kimberly e onde estão as fortalezas da Suzano, na região Norte e Nordeste do país”, explica Luís Bueno, diretor executivo de bens de consumo e relações corporativas da Suzano.
Com a aquisição, a companhia se torna líder do mercado nacional de papéis higiênicos em valor transacionado, de acordo com a NielsenIQ. Dados de março/abril deste ano apontam que a participação de mercado da Suzano, já considerando as marcas adquiridas, é de 24,3%, o equivalente a 2 pontos percentuais acima da segunda colocada.
O acordo entre as empresas inclui uma fábrica localizada em Mogi das Cruzes (SP), com capacidade instalada de aproximadamente 130 mil toneladas anuais, e a propriedade das marcas Neve e Grand Hotel. Demais marcas globais utilizadas pela Kimberly-Clark no mercado brasileiro, como Scott e Kleenex, além da linha K-C Professional, serão licenciadas para a Suzano por um prazo determinado.
A unidade de Mogi das Cruzes passa a integrar o complexo fabril de bens de consumo da Suzano, que já conta com unidades nos municípios de Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Belém (PA) e Maracanaú (CE).
Após a aquisição, a Suzano também passa a dispor de um portfólio ainda mais amplo de produtos de bens de consumo, com marcas de papel higiênico, guardanapo, toalhas de papel, panos reutilizáveis, lenços umedecidos, lenços de papel e wipes secos, além de uma linha específica para atendimento do mercado Away from Home.
“Vemos uma oportunidade de desenvolvimento do mercado de tissue no Brasil bastante relevante, sobretudo para chegar nos patamares dos nossos vizinhos da América Latina. Como parte dessa evolução, estamos investindo em inovação para trazer ao mercado produtos de alta qualidade, de modo a contribuir para a migração e consolidação dos papéis higiênicos de folha dupla e tripla no País”, enfatiza Bueno.
O acordo entre Suzano e Kimberly-Clark foi anunciado em outubro de 2022 e recebeu aprovação definitiva do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em abril deste ano. Os trâmites previstos para a conclusão da transação, incluindo a segregação dos ativos de Tissue da Kimberly-Clark, foram finalizados nas semanas seguintes, conforme previsto inicialmente.