A The Fini Company, marca corporativa que reúne as marcas comerciais Fini e Dr. Good, anuncia a concretização de sua parceria com a eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil, em âmbito nacional.
A logística reversa de embalagens é uma ação de sustentabilidade que já integrava as plataformas da Fini e, com a autorização, a marca anuncia e reforça seu compromisso com ações de foco cada vez mais sustentáveis. A parceria com a eureciclo envolve a destinação de recursos proporcionais ao volume de embalagens geradas com a venda dos produtos para a cadeia de reciclagem, a fim de reduzir o impacto ambiental dos resíduos pós-consumo.
Ao fazer a compensação ambiental aplicada à logística reversa das suas embalagens, a The Fini Company recebe o certificado de reciclagem emitido pela eureciclo. Os documentos são rastreáveis e comprovam o volume do material destinado adequadamente, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que impõe a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos embalados o dever de estruturar e operacionalizar sistemas que assegurem o retorno das embalagens pós-consumo ao processo produtivo, com a posterior destinação final ambientalmente adequada, do que for retornado.
A The Fini Company reciclou, somente em 2022, mais de 1.269,16 toneladas de embalagens pós-consumo e estima, para este ano, alcançar a marca de 1.094,067 toneladas. A logística reversa também exerce uma função importante no aspecto de responsabilidade social, pois possibilita os investimentos nas cooperativas e organizações de catadores de materiais recicláveis. O valor aplicado pela The Fini Company na compensação realizada em 2022 teve grande parte destinado às organizações em: treinamentos, equipamentos, estrutura ou manutenção de salários.
Essa e outras ações realizadas pela companhia estão em linha com o plano de crescimento dos negócios, atrelado à estratégia de projetos regenerativos e economia circular, que norteiam as ações de ESG do grupo The Fini Company.
“A parceria da The Fini Company com a eureciclo tem duração inicial de dois anos e será refletida em todas as embalagens de produtos, para que o consumidor conheça e acompanhe nossas ações em sustentabilidade e responsabilidade social. Queremos dividir com o público as práticas, para incentivar as ações que podem colaborar com um mundo mais verde e consciente”, afirma Raquel Paternesi, diretora de marketing global da The Fini Company.