A Unilever, por meio da marca Living Proof, e a empresa de tecnologia finlandesa Revieve desenvolveram uma ferramenta de consultoria de cuidados com os cabelos de Inteligência Artificial projetada para oferecer aos consumidores uma visão abrangente e personalizada sobre a ciência por trás de seus cabelos. Lançada em março, a tecnologia levou mais de um ano para ser criada.
A novidade está disponível, por enquanto, nos sites da Living Proof no Reino Unido e nos EUA e deve ser lançada globalmente em breve. A ferramenta online, projetada para uso em um smartphone, usou diagnósticos de imagem móvel patenteados, entrada do usuário e insights com inteligência artificial para oferecer aos consumidores uma melhor compreensão sobre o tipo de cabelo e fazer recomendações personalizadas para rotinas e produtos.
O objetivo é levar ao consumidor final a experiência de consulta de salão de cabeleireiro, oferecendo informações especializadas sobre tipo de cabelo, necessidades de estilo e oportunidades gerais para tratamentos e cuidados com os cabelos, de forma que a pessoa saiba qual produto precisa naquele momento.
Sampo Parkkinen, CEO e fundador da Revieve, afirmou que a tecnologia poderá ser aproveitada por outras marcas no futuro, assim como varejistas e multimarcas para que a usem em seus pontos de vendas. A seleção dos parceiros, no entanto, será criteriosa, já que as marcas com as quais a Revieve quer se associar devem estar alinhadas aos mesmos valores da empresa, pois, o objetivo é que o consumidor tenha a melhor experiência possível em cuidados com os cabelos.