No Mês da Consciência Negra, a inclusão racial avançou dentro e fora da Unilever com o desenvolvimento das ações e das iniciativas do Fundo Afrolever, que recebeu aporte inicial de R$ 17 milhões e que caminha para iniciativas com ainda mais impacto, impulsionando outras empresas e atores da sociedade para fazer parte. Desde 2020, o programa ajudou a dobrar a representatividade em cargos de liderança dentro da Unilever e o segundo ciclo do Prontidão, Prontidão, programa de mentoria e coaching amplo e estruturado, começará no início do ano que vem com aproximadamente 50 pessoas funcionárias pretas e pardas.
Ao longo do último ano, a empresa promoveu 33% de pessoas funcionárias negras para posições de média e alta liderança dentre os participantes do Prontidão. Para a alta liderança, as promoções alcançaram 15% dos participantes, sendo 70% mulheres, garantindo a interseccionalidade que permeia todas as ações da companhia; e 18% das movimentações foram na média liderança.
“Os resultados e as iniciativas que estamos apresentando nesse primeiro ano comprovam que a Unilever está conseguindo mobilizar diversas frentes em prol da inclusão e da equidade racial. O Fundo está materializando todo o seu potencial de transformação social, interna e externamente, ampliando oportunidades para múltiplos públicos”, declara Gerardo Rozanski, head da Unilever Brasil e líder da categoria de cuidados com a casa para as Américas.
Internamente, a Unilever tem avançado no estudo e na evolução da base de dados dos seus fornecedores diversos existentes. Já na primeira etapa de mapeamento deste primeiro ano de Fundo Afrolever, a empresa constatou que, atualmente, cerca de 7 milhões de euros em compras já estão indo para produtos e serviços de grupos diversos.
Este mês, a Unilever anuncia a criação do Prontidão Junior, programa desenvolvido para a progressão de carreira da média liderança e que seguirá a estrutura do Prontidão, com ferramentas para a aceleração de competências. O primeiro ciclo do Prontidão Junior terá duração de um ano e a previsão é alcançar cerca de 50 analistas pretos e pardos da companhia.