A Ypê, empresa brasileira de produtos de higiene e limpeza do país, acaba de firmar uma parceria que reforça seu compromisso com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento social. Com o apoio da Pragma – empresa engajada no desafio global de enfrentamento das mudanças climáticas –, a companhia aderiu ao Programa Recupera, uma iniciativa de logística reversa para as embalagens da linha Ypê Green, recém-lançada no mercado.
A parceria viabilizará a compensação de 100% da massa de embalagens da linha (papel, papelão e plástico), além de fortalecer a cadeia de reciclagem por meio de investimento em cooperativas e associações locais, o que contempla a melhoria na renda e o treinamento de catadores.
“Estamos muito satisfeitos com a nossa adesão ao Programa Recupera, que reforça o histórico da Ypê no sentido de promover ações sólidas orientadas pela redução do impacto ambiental e pelo fomento ao desenvolvimento social. A parceria com a Pragma para a nossa nova linha de produtos veganos Ypê Green atuará na logística reversa e também gerará um impacto positivo na sociedade, valorizando o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, afirma Gilson Mazetto, diretor do Comercial e Marketing da Ypê.
O escopo da parceria entre a Ypê e a Pragma contempla a emissão do Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral, que comprova a retirada da mesma massa de embalagens da Linha Green colocadas no mercado por meio dessa grande parceria de logística reversa.
A compensação de 100% das embalagens conta com um monitoramento rigoroso, que inclui a comprovação mensal da quantidade de materiais recuperados, seguida pela checagem e pelo monitoramento mensal das notas fiscais que comprovam os resultados. Posteriormente, as notas fiscais de venda dos materiais para reciclagem são submetidas à Central de Custódia, plataforma que funciona como um verificador de resultados do segmento de logística reversa de embalagens pós-consumo.
O Recupera é um programa de logística reversa a estar presente em todo o Brasil e já mobilizou 250 organizações parceiras, que contemplam mais de 5 mil catadoras e catadores de materiais recicláveis. As organizações de catadores recebem suporte do Recupera para melhoria da gestão produtiva e operacional, o que envolve questões administrativas, roteirização de coletas, melhor uso de equipamentos e construção de estratégias para implementação da coleta seletiva.
“É preciso reconhecer o potencial econômico, social e ambiental da gestão integrada de resíduos sólidos e da economia circular, colocando em prática ações concretas que gerem impacto positivo na sociedade e no planeta. A Pragma está aqui justamente para conectar as empresas com organizações e pessoas que têm compromisso com a construção de um planeta sustentável”, aponta o CEO da Pragma.
QUEM LUTA CONQUISTA POLITICAS PUBLICAS DE DESEMVOLVIMENTO RESPONSAVEL COM O MEIO AMBIENTE !!!