A psicologia do consumidor é uma das áreas mais interessantes e eficientes do varejo. O layout do estabelecimento, por exemplo, tem um impacto significativo no cliente, influenciando em como eles se comportam na loja, por quanto tempo ficam nela e pode ser um fator decisivo de compra.
Getulio Humberto Piloneto, gerente comercial do Viasuper, software de gestão da Viasoft para o varejo supermercadista, atacarejos, centrais de compras e sacolões, dá dicas de como a psicologia do consumidor pode influenciar o cliente a levar determinados produtos em ações estratégicas aplicadas no layout do estabelecimento. Confira:
- Seja intencional em seus esforços
O planejamento de um layout é algo único e subjetivo para cada estabelecimento, então não adianta se inspirar em layouts de concorrentes ou alguns disponíveis na internet, porque dificilmente conseguirá alcançar os resultados que esperava. Por isso, escolha a colocação do produto com cuidado. Coloque os itens que deseja receber mais atenção em gôndolas de destaque.
- Aproveite as datas sazonais
Elas mexem com as emoções dos clientes, como o espírito natalino, o romance do dia dos namorados, o amor pela mãe e o pai, as delícias da páscoa, a alegria das festas juninas, entre outras. Crie um layout sequencial em toda a loja que permita aos clientes vivenciar essas datas no estabelecimento, indicando produtos que façam sentido para a comemoração.
- Destaque os itens de alta margem de lucro
Use o espaço do layout para garantir que eles sejam colocados onde os clientes terão maior probabilidade de notá-los e onde, provavelmente, perceberão que os deseja ou precisa. Por exemplo, se você colocar em destaque um creme de avelã, coloque próximo a ele itens como pães e biscoitos, fazendo com que os clientes escolham os demais itens por impulso.
- Dê atenção à iluminação e às cores
As cores usadas em conjunto com o layout da loja alteram significativamente a maneira como os clientes veem os produtos. Elas podem ajudar a criar redutores de velocidade que farão com que os consumidores deem mais atenção a determinados itens posicionados estrategicamente. Por exemplo, use cores para evocar o clima desejado: laranja, vermelho e amarelo dão uma sensação de emoção, enquanto cores frias como azul e verde promovem calma e serenidade. Também mude as cores ou iluminação em áreas específicas, a fim de chamar a atenção e encorajar os clientes a verem o que está sendo exibido e estimular a compra.
“O estudo da psicologia do consumidor é um processo contínuo, que precisa ser revisitado constantemente, já que comportamento do cliente não é um conceito engessado. Por isso, estudar é um passo indispensável para quem quer entender mais sobre o assunto e, consequentemente, aumentar as vendas”, finaliza Piloneto.