Os QR Code estão se tornando incorporados nas formas como os clientes se envolvem na hora da compra. As empresas de varejo, restaurantes e hotelaria têm sido os principais usuários da tecnologia até agora. Há ainda muito o que expandir nessa área, principalmente em quem atua em supermercados, shoppings e mídia.

Um exemplo de como esse mercado pode ser ainda muito explorado é analisando o número de usuários de smartphones nos EUA que escaneiam um código QR: atualmente em 83,4 milhões em 2022, ele aumentará para 99,5 milhões em 2025, segundo análise da Insider Marketing.

Quando a pandemia por COVID-19 foi anunciada, os QR Codes rapidamente passaram a ser uma ferramenta de Marketing bastante utilizada. É fácil ver por que eles são atraentes durante esse período: sem contato e fáceis de usar. Hoje em dia os leitores do código são nativos das câmeras dos smartphones e não exigem um aplicativo separado para usar.

De acordo com a Statista, 45% dos entrevistados disseram ter usado um QR Code nos três meses anteriores à pesquisa, feita em junho de 2021. Além disso, 59% dos participantes disseram que viram os QR Codes se tornando acessórios permanentes em suas vidas. 

Como ser diferente

Além de levar o consumidor para uma página informativa, os QR Codes podem ser utilizados em promoções, em que os códigos podem ser cadastrados imediatamente após a realização da compra, evitando evasão de clientes na campanha.

Nos corredores, podem ser utilizados para sinalização e informativos da loja, além de ofertas exclusivas de uma determinada seção. Os pagamentos via PIX também podem ser feitos por QR Code, incluir essa opção e deixar claro ao cliente também é um facilitador. De acordo com a The Financial Brand, 57% dos consumidores esperavam continuar usando pagamentos sem contato após a pandemia, por isso é aconselhável organizar um método de pagamento sem contato para seus clientes, independentemente do seu setor.

Para aqueles que querem divulgar seus canais digitais, a versão de uma tatuagem temporária que redirecione a um perfil também pode ser uma estratégia. Para controle de funcionários, os QR Codes podem ser usados para check-in de compromissos ou cartões de visita para direcionar os interessados em enviar currículos.

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