O Tiktok é a rede social do momento e diversas empresas usam a plataforma para se manter mais perto do consumidor e dos ambientes que eles frequentam, mesmo que no ambiente digital. Porém, para ganhar destaque no feed dos usuários é preciso criar conteúdo criativo e, claro, com um pouco de bom humor. Pensando nisso, a rede de supermercados Multimarket, do Rio de Janeiro, criou um perfil que já conta com quase 23 mil seguidores, recheado de vídeos feitos com colaboradores das lojas e que fazem sucesso com o público.
Segundo Fernando Moulin, especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente, esse é o momento de experimentar e, estar no Tiktok, é uma forma de o supermercado se aproximar do público e engajar o colaborador. “Esse tipo de ação não deixa de ser uma forma de engajar os colaboradores com a marca porque eles estão se divertindo com o trabalho, transmitindo características de um ambiente descontraído e bom para trabalhar”, diz o especialista em transformação digital.
Para ele, as redes sociais sempre repercutem, reverberam e, no caso do Multimarket, isso fica bastante evidente. “Acredito que o caminho é ter originalidade, autenticidade e, principalmente, saber que é um mecanismo de teste e aprendizagem. Realizar essas ações e sentir o engajamento com o consumidor e, a partir da repercussão e do feedback do cliente, a empresa propõe fazer novas atividades”, afirma Fernando Moulin.
Ferramenta de engajamento
De acordo com Fernando, o consumidor percebe de forma positiva uma marca de supermercado que faz sucesso no TikTok, porém esse fato não influencia muito no aspecto de vendas. “O sucesso do varejo depende muito do ponto e da localização, especialmente o supermercadista que ainda não tem um serviço concreto de delivery. É simpático para a marca, é interessante para o cliente e pode fazer com que as pessoas se sintam mais envolvidas com os colaboradores”, explica Moulin.
O especialista mostra que os principais benefícios dessa rede social para o modelo de negócio supermercadista estão ligados à construção de marca, transmissão de propósito e maior capacidade de atrair jovens talentos, se comparado a outras empresas sem a mesma proposta. Para Moulin, os desafios dos supermercados para ter sucesso usando o Tiktok são os mesmos inerentes a qualquer grande marca.
Ou seja, para se destacar em uma rede social é preciso que a empresa tenha consistência, flexibilidade e liberdade em todo o processo de criação de conteúdo, sempre respeitando os princípios da marca, o posicionamento do supermercado e seus valores. “A empresa transmite características de inovação, de querer apostar em novos canais e ter maior interação com o consumidor. Poucas empresas se mostram abertas ao novo e esse ponto é muito interessante no case Multimarket”, completa Fernando Moulin.