Muitas empresas do setor supermercadista passaram a valorizar mais as redes sociais como ferramenta de vendas, branding e relacionamento com o consumidor. Especialmente depois que a pandemia forçou diversas companhias a aderirem à transformação digital. Nesse cenário, o primeiro desafio das empresas é escolher entre as opções de rede social disponíveis no ambiente digital.
Dados do Digital 2022 April Global Statshot Report, feito em abril de 2022, assinado pelas empresas We Are Social e Hootsuite, mostram que o Whatsapp é a rede social mais usada no Brasil, com 165 milhões de usuários, seguida por Youtube (138), Instagram (122), Facebook (116) e TikTok (73,5). Isso mostra que as plataformas mais antigas, como Snapchat, Twitter e Pinterest, perdem o interesse dos usuários e, por isso, aparecem nos últimos lugares do ranking das redes sociais mais usadas no país.
Segundo Caio Camargo, diretor comercial da Linx, diante deste cenário, é comum surgirem dúvidas e, por isso, ele revela algumas dicas importantes para a produção de conteúdo relevante para o consumidor nas redes sociais.
Direcionamento
Caio pontua ainda que todo o conteúdo publicado nas redes sociais precisa contribuir com a construção da marca da empresa, além de levar o consumidor ao checkout no final da sua experiência.
Mais do que produtos
Para o diretor da Linx, as redes sociais não servem apenas como catálogo de produtos ou como vitrine para o consumidor. Além de apresentar os itens, Camargo acredita que o segredo é mostrar também os benefícios de um produto ou serviço e porque comprá-los.
Linguagem
Usar a mesma linguagem que o consumidor é um dos principais pontos positivos para as empresas que usam as redes sociais de forma estratégica e, de acordo com Caio, o tom de voz e até as gírias locais fazem parte da identidade de uma marca. Para ele, as hashtags e as legendas bem elaboradas podem ajudar a encontrar o público certo.