A tecnologia 5G começou a funcionar no Brasil na última quarta-feira (6). Brasília foi a primeira cidade a receber a faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade. A expectativa é que até o dia 29 de julho o sinal esteja disponível em todas as capitais do país. Empresas e indústrias serão altamente impactadas pela tecnologia, e o varejo não ficará de fora.
A grande aposta é que o 5G acelere as soluções em omnichannel, que envolve a convergência entre o online e o físico, como o caminho mais promissor para os resultados do varejo.
De acordo com Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, ERP para gestão de lojas, franquias e pontos de venda, o omnichannel permite que o varejista proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explore as tecnologias disponíveis e planeje estratégias multicanais. “Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também pode operar de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo”, lista o executivo.
“As vendas por Whatsapp já deveriam ser uma realidade do varejo, e a pandemia só reforçou essa necessidade, afinal, muitos consumidores investiram mais em compras online. Com a chegada gradual do 5G, o momento é de unir forças e apostar no atendimento multicanal”, sugere o CEO.
Segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, em 2020, durante a pandemia, as lojas online tiveram aumento de 41% no faturamento em comparação aos últimos 13 anos. Já no primeiro trimestre de 2021, a pesquisa Neotrust apontou alta de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com a chegada do 5G, será preciso ir além e ter um bom aproveitamento de todas as plataformas disponíveis, explorando as oportunidades do omnichannel para poder manter o crescimento. A expectativa é alavancar as vendas, e aumentar o número de transações em vendas físicas e online.