A cerimônia de premiação da 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, realizada na noite de ontem (25), revelou as marcas que estão na ponta da língua dos consumidores brasileiros como as mais lembradas. Na categoria Finanças e Varejo, Assaí e Atacadão se destacaram como os atacadistas mais lembrados, além de conquistarem, também, a subcategoria, seguidos pelo Carrefour e Extra. “Pela primeira vez, aparecemos também na categoria “Supermercados”. Isso mostra o quanto temos sido essenciais e conquistado a preferência dos consumidores finais na hora de abastecer seus lares. Que orgulho ver o trabalho das mais de 62 mil pessoas do nosso time sendo reconhecido mais uma vez”, comentou Marco Oliveira, CEO do Atacadão, em sua rede social LinkedIn.
De acordo com Luciana Chong, diretora do Datafolha, o Prêmio Folha Top of Mind se mantém relevante em 32 anos de trajetória por identificar mudanças de comportamento dos consumidores, bem como transformações no ambiente mercadológico. “Mais do que uma referência em recall sobre produtos e prestadores de serviços, o reconhecimento evidencia percepções e sentimentos de um público com demandas cada vez mais desafiadoras às empresas. Esse movimento que inclui questões ambientais, bem como de inclusão e diversidade, exigindo das organizações propósito claro, bem comunicado e conectado às práticas, para manterem-se relevantes no dia a dia das pessoas”, ressalta.
A noite também foi especial para a indústria, que conquistou categorias como Top do Top, com a Coca-Cola e a Omo, Top Performance e Top Sustentabilidade com a Ypê. Os destaques regionais reuniram marcas como Cristal, mais lembrada na região Centro-oeste, Pitú no Nordeste, União no Sudeste e Melitta na região Sul. Na categoria “Macarrão”, a Adria foi a mais lembrada pelos consumidores brasileiros. “Estamos felizes em receber o Top of Mind pelo terceiro ano consecutivo. Acreditamos que os verdadeiros prazeres estão justamente nos detalhes do dia a dia e, com esse posicionamento, traduzido e expressado em inúmeras ações de comunicação, em inovações e em todos os pontos de contato com nossos consumidores, temos fortalecido essa relação com os brasileiros há 70 anos e muitos que estão por vir”, comenta Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco.
Já na categoria da marca de carne mais lembrada, a Friboi conquistou o destaque. “Não existe termômetro mais importante para o mercado que a satisfação dos nossos consumidores. Estamos muito orgulhosos dessa conquista, provinda do nosso compromisso com a origem, segurança e qualidade de tudo o que é entregue nos lares brasileiros. Há mais de seis décadas fazendo parte do dia a dia das pessoas”, diz Renato Costa, presidente da Friboi.
Confira a lista completa dos ganhadores nas categorias Alimentos, Bebidas, Higiene e Beleza, Produtos para Casa e Varejo da Folha Top of Mind 2022:
A pesquisa do Prêmio Folha Top of Mind realizou 7.701 entrevistas nesta edição, entre 2 e 13 de agosto de 2022, considerando a população a partir dos 16 anos, de todos os sexos e classes sociais, em 197 municípios de todos os estados e do Distrito Federal.