Após adquirir a rede de atacarejo Giga, por R$ 500 milhões, o Cencosud, varejista da América do Sul com operações no Chile, Argentina, Brasil, Peru e Colômbia, anunciou hoje (11) que firmou um acordo definitivo com a Apollo Global Management, gestor global de ativos alternativos de alto crescimento, para adquirir 67% de participação do The Fresh Market Holdings, uma empresa de produtos especializados premium do setor de varejo alimentar dos Estados Unidos, pelo investimento de US$ 676 milhões.
Reconhecido pelo USA Today’s 10 Best Readers’ Choice em 2021 e 2022 como o primeiro na categoria “Best supermarket” (melhor supermercado) nos Estados Unidos, The Fresh Market é uma rede fundada em 1982, com sede em Greensboro, Carolina do Norte (EUA). A Companhia tem 160 lojas em 22 estados, com uma área de vendas média de aproximadamente 1.950 m². “The Fresh Market é um dos melhores supermercados dos Estados Unidos, amplamente reconhecido por especialistas do mercado e pelos consumidores, dada sua cultura centrada no cliente, excelência em produtos frescos e experiência de compra memorável em suas lojas. Estamos muito felizes de realizar nosso primeiro investimento no mercado norte-americano por meio de uma parceria com uma empresa de prestígio como a Apollo Global Management, com ampla experiência no mercado varejista”, destaca Matías Videla, CEO da Cencosud.
Jason Potter, Diretor Presidente do The Fresh Market, acrescentou: “The Fresh Market teve um forte impulso financeiro nos últimos anos, e esta parceria com a Cencosud permitirá à empresa capturar uma maior participação de mercado à medida que expandimos nossa presença no mercado principal tanto do sudeste dos Estados Unidos como em outras regiões”.
Com esta transação, o Cencosud amplia sua diversificação geográfica com aproximadamente 12% da receita proforma advinda dos Estados Unidos. Esta parceria também proporciona à Cencosud acesso ao mercado estadunidense onde existe uma profundidade muito maior no mercado de capitais. Além disso, Cencosud poderá aproveitar as melhores práticas de The Fresh Market em seus negócios latino-americanos ajudando a impulsionar uma maior rentabilidade e eficiência.
O Conselho de Administração do The Fresh Market (no qual Cencosud terá representação majoritária), e sua atual equipe de gestão contam com uma vasta experiência na indústria varejista estadunidense. Esta gestão continuará liderando o negócio, e os acionistas existentes continuarão tendo uma participação na companhia.
The Fresh Market reportou receita de US$ 1,933 bilhão em 2021, com um EBITDA ajustado de US$ 196 milhões e uma margem EBITDA de 10,2%. O faturamento é composto por aproximadamente 70% de perecíveis (em comparação aos 35% dos supermercados tradicionais), com uma proposta centrada em produtos frescos que ajudam a impulsionar um sólido desempenho de margem EBITDA, e cerca de 15% de pratos prontos, elemento chave para o crescimento e rentabilidade.