O consumidor está cada vez mais abraçando a sustentabilidade até mesmo quando isso impacta no seu bolso. De acordo com a pesquisa Buying Green Report, feita em 2023, apesar do aumento dos preços, 82% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis. Considerando os mais jovens, entre 18 e 24 anos de idade, o relatório mostra que o meio ambiente é ainda mais priorizado, com 90% dispostos a desembolsar mais nas compras de itens cujas embalagens ajudem a preservar o planeta.
Nesse cenário, a Samsung vem chamando a atenção do mercado varejista pela iniciativa de tornar suas embalagens mais úteis e, consequentemente, menos descartáveis. A Eco-Package é um modelo de embalagem de TVs, monitores e outros equipamentos, que podem ser transformadas em diferentes objetos decorativos para casas e escritórios. O projeto conta com um site onde os consumidores podem reaproveitar as embalagens e montar uma casinha para pet, um porta-revistas, entre outros objetos úteis para o dia a dia.
Segundo Thiago Cesar, diretor de marketing da divisão de Consumer Electronics da Samsung, a marca está otimista com a iniciativa e satisfeita com a relevância que ganhou em tão pouco tempo de atividade. “A embalagem reutilizável já atende os consumidores de todas as regiões do Brasil e se torna cada vez mais uma excelente oportunidade para os consumidores darem o destino correto às embalagens. Em pesquisas internas a Samsung identificou que mais de 40% dos consumidores interessados em comprar uma nova TV do nosso portfólio 2023 também estão atentos às iniciativas em relação à diminuição dos impactos e preservação do meio ambiente”, explica.
Mudança de visão, interação e experiência
Para Gisela Schulzinger, professora de design da ESPM e especialista em negócios inovadores e sustentáveis, a indústria do varejo supermercadista também pode se tornar mais sustentável em relação às embalagens de produtos de grande consumo. “Existem dois pontos fundamentais que a indústria do varejo precisa entender: a mudança de visão sobre o retorno imediato e o seu papel na economia circular. Entender quanto e como participar deste processo, assim como saber onde contribuir”, diz.
De acordo com Gisela a grande oportunidade que vai trazer retorno no médio e longo prazo é participar desse processo educando o consumidor sobre o que fazer com a embalagem. “Criar espaço para maior interação com a marca sobre a embalagem, por exemplo. Educação e explicação sobre o que acontece com a embalagem para que ele traga de volta para a loja para o melhor destino. O retorno é criar o vínculo com o cliente” acredita a professora e especialista em negócios inovadores e sustentáveis.
Entre as ações que podem ser feitas no PDV para destacar esse posicionamento das marcas, Gisela destaca dois aspectos. “Interação e experiência. É importante criar ideias e soluções que tragam interação com o consumidor, principalmente usando a tecnologia disponível para isso. A qualidade da experiência neste momento, como ele vai vivenciar isso, determina a construção de uma relação com a marca”, completa a professora de design da ESPM.