Cada vez mais empresas do varejo supermercadista estão entendendo a importância e as inúmeras oportunidades que a tecnologia pode oferecer para alavancar as vendas. Junto a isso temos um cenário favorável para as vendas nos supermercados brasileiros, já que o setor teve aumento de 0,2% nas vendas em outubro de 2022, chegando ao terceiro mês seguido de alta. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) reforçam a responsabilidade que as empresas têm para atender a demanda crescente dos consumidores.

De acordo com Lucas Beda, head de tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel, existem diversas tecnologias que podem trazer resultados para uma empresa do varejo, principalmente em relação às vendas. Para o executivo, é essencial que as empresas invistam em recursos tecnológicos robustos e completos, que possam facilitar as operações e, ao mesmo tempo, dar segurança para quem vende e quem compra.

Beda acredita que a mudança de hábitos do consumidor, cada vez mais criteriosos e seletivos, faz com que eles esperem ter uma jornada de compra ágil e marcante, tanto presencial quanto virtualmente. Para que as empresas consigam fortalecer suas vendas e atingir resultados expressivos, Lucas indica as seis tecnologias mais importantes para os varejistas adotarem em suas lojas.

RCS

Trata-se de um sistema de SMS evoluído, aperfeiçoado, que permite enviar aos clientes um carrossel de ofertas e propagandas. Para Lucas, a interação do RCS é maior do que em outros canais e a compra pode ser feita pelo sistema.

Notificações por push

As empresas que fazem o mapeamento de vendas e do perfil dos consumidores podem usar essa ferramenta para oferecer ofertas, descontos, promoções e produtos de acordo com cada pessoa.

Inteligência de dados

Para o head de tecnologia na Pontaltech, esse é um dos recursos mais importantes porque coleta e organiza as informações antes de mostrar ao gestor as ações mais adequadas para a empresa, de acordo com suas demandas.

Omnichannel e Varejo Phygital

A estratégia omnichannel integra os canais da empresa para que o atendimento seja mais eficiente e fluido, independente da jornada de compra. O consumidor quer encontrar a mesma experiência e comodidade em todos os canais e conduzir o processo.

Realidade aumentada

Com esta tecnologia os varejistas conseguem, por exemplo, apresentar ao consumidor um novo produto, mesmo sem ter o item físico disponível na loja.

Meios de pagamento

Cada vez mais os consumidores exigem que as lojas físicas e online ofereçam diferentes formas de pagamento e, segundo Lucas, a modernização dos meios é uma tendência de investimento tecnológico no varejo. Porém, é imprescindível investir em segurança para evitar roubos ou vazamentos de dados.

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