No mês que antecede a Páscoa apenas 12 skus concentraram 50% das vendas de ovos de Páscoa, de acordo com dados da Boltis, central de inteligência analítica especializada em investigação de mercados de bens de consumo, que analisou dados de mais de 8 milhões de cupons fiscais no Estado de São Paulo.
As principais marcas vendidas foram o ovos do portfólio da Ferrero, como o Kinder Maxi Meninos, Kinder Maxi Meninas, Kinder Natoons e Ferrero Rocher. A Nestlé garantiu as vendas com as linhas Kit Kat e Alpino. Além dessas marcas, a Lacta entrou na lista dos mais vendidos com os ovos de Diamante Negro, Barbie e Sonho de Valsa.
A principal faixa de preço para a categoria nesse período foi entre R$ 70 e R$ 80, representando 28% de todo faturamento, com apenas 8% dos itens. Nessa mesma categoria de produtos, mais da metade dos itens estavam na faixa de preço mais barata – entre R$ 30 e R$ 50, porém apenas 20% das vendas foram realizadas nessa faixa de preço, de acordo com a Boltis.
Para Daniela Toledo, executiva da empresa de inteligência, os dados capturados nos cupons de venda são uma fonte valiosa de dados. “O estudo pode contribuir, não somente para um melhor entendimento da dinâmica de compra do shopper, como também para otimização do sortimento, melhor execução do ponto de venda e gestão de recursos”, comenta Daniela.