O Grupo Carrefour Brasil anunciou nessa terça-feira (07) a conclusão da aquisição do Grupo BIG, um dos maiores negócios do varejo brasileiro. Nos próximos meses, grande parte das lojas BIG será convertida para bandeiras do Grupo Carrefour, sendo a maioria para Atacadão.
O novo Grupo Carrefour Brasil contará com mais de 1000 pontos de venda e 150 mil colaboradores, representando quase 25% do mercado varejista do País. O Grupo Carrefour Brasil, que atualmente atende a mais de 45 milhões de clientes por mês, ampliará a sua base para mais 15 milhões de consumidores do Grupo BIG. No Nordeste, serão mais de 250 lojas, enquanto na região Sul o número de lojas vai triplicar, passando para aproximadamente 200 pontos de venda.
“Estamos vivendo um momento único em nossa trajetória no Brasil, criando um atendimento verdadeiramente integrado aos nossos clientes, não importa se fisicamente nas lojas ou em nossos canais digitais. Queremos fazer de nossa presença um forte impulsionador econômico e social, atuando em rede colaborativa com produtores e fornecedores locais, que ganham abrangência nacional por meio de nossa rede de lojas. Vamos trabalhar juntos, contribuindo com o desenvolvimento de produtos e serviços acessíveis e de qualidade para nossos clientes. Eles são e continuarão sendo o centro das decisões e terão uma experiência de excelência de serviços em todos nossos canais”, afirmou Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour
Distribuição acionária
O pagamento pela aquisição, no valor de sete bilhões de reais, foi formalizado com a efetivação da transação financeira, que ocorreu 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. A participação acionária da companhia fica distribuída da seguinte forma: 67.7% para o Grupo Carrefour Global; 7.2% para a Península Participações e 5.6% para Advent International e Walmart.
Novo Conselho
Com o objetivo de suportar e fortalecer o processo de integração, o Grupo Carrefour realizou mudanças em seu Conselho. A nova composição será submetida aos acionistas em assembleia extraordinária. Após esta aprovação, a empresa terá Alexandre Bompard (CEO global do Grupo Carrefour) como presidente do conselho e Abilio Diniz como vice-presidente. Entre os novos membros estão: Patrice Etlin (Managing Partner da Advent International na América Latina), Laurent Vallée (General Secretarie global do Grupo Carrefour); Elodie Perthuisot (Chief Digital Officer global do Grupo Carrefour); Claudia Almeida e Silva (membro independente) e Vânia Neves (membro independente). Esses se juntam a Matthieu Malige (CFO global do Grupo Carrefour e ex-presidente do conselho no Brasil); Jérôme Nanty; Claire du Payrat; Stéphane Maquaire; e Eduardo Rossi.
A Península Participações, empresa de investimentos da família Abilio Diniz, atualizou seu acordo de acionistas com o Carrefour Brasil, reafirmando seu compromisso de longo prazo com a companhia. Já a presença no Conselho de Patrice Etlin, da gestora de private equity Advent, permite que o processo de integração com o Grupo Big seja realizado com a experiência de quem tem um longo track record de sucesso e conhecimento intrínseco de toda a estrutura do Grupo Big.