Dentro dos supermercados brasileiros, a categoria de produtos de limpeza foi a que mais se destacou em crescimento de volume de compras em 2022. Juntos, os segmentos de limpeza caseira e de higiene e limpeza registraram o maior aumento de volume de vendas, ambos com 15%.

Neste cenário, existe uma categoria de produtos de limpeza que vem abrindo seu espaço nas gôndolas e na casa dos consumidores brasileiros, que são os itens que promovem limpeza à seco. Ulysses Reis, professor da Strong Business School (SBS) e coordenador do MBA de Varejo da FGV, enxerga alguns obstáculos para as marcas no varejo. “Acredito que exista uma barreira cultural em relação ao uso desses produtos. As marcas precisam de um esforço grande para mostrar que a limpeza a seco é segura, porque as pessoas não conhecem muito”, opina.

Para Marcos Santana, gerente de marketing da Gtex, que detém a marca de produtos de limpeza à seco Hiper Clean, quando os panos umedecidos chegaram ao Brasil houve grande aceitação dos consumidores pela praticidade e por ser mais higiênico. O executivo acredita que, para se destacar nas gôndolas supermercadistas, o grande desafio é oferecer uma solução completa nas gôndolas. “O consumidor que busca este tipo de produto quer a praticidade também na experiência de compra no PDV. Então, é importante ‘blocar’ os produtos, facilitando a localização dos itens, e trabalhar bem o mix”, diz Marcos Santana.

Antigos hábitos, nova rotina

De acordo com o professor da SBS e coordenador de varejo da FGV, durante a pandemia as pessoas intensificaram os cuidados com a higiene e o mercado vislumbrou esse comportamento como um novo hábito. “Depois desse período, os hábitos de higiene voltaram ao estágio anterior, ou seja, não aconteceu a mudança que se imaginava”, acredita Ulysses Reis.

Segundo o gerente de marketing da Gtex, o mercado de produtos de limpeza à seco é, mais que uma tendência, uma realidade no país. “Durante a pandemia, muitas pessoas tiveram que realizar as tarefas domésticas e buscaram por soluções mais práticas. Uma vez que houve a experimentação dos produtos e necessidade maior de cuidados com higiene nos lares, nossos produtos entraram na rotina das pessoas. Por isso, há uma projeção de forte crescimento deste mercado”, conclui Marcos Santana.

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