A Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos em 2022 atingiu um aumento de 300% e um faturamento anual acima de R$ 13 milhões, é uma das marcas que acredita no potencial da proximidade. “Os elementos são a facilidade, personalização e a automação. Aqui, além da iniciativa demandar pouco tempo no deslocamento, também proporciona agilidade na escolha dos produtos, já que esse tipo de estabelecimento costuma ser pequeno. Inclusive, por disponibilizar menos itens do que os locais tradicionais, precisam ter um portfólio extremamente assertivo’, diz Marcelo Villares, COO da Minha Quitandinha. 

A rede é conhecida por atuar no “varejo de vizinhança”, locais de consumo próximos à residências, que, de acordo com informações divulgadas pela consultoria Allis, aumentou em 20% a procura no último ano. Desta maneira, estabelecimentos como padarias, bombonieres, hortifrutis e minimercados têm uma característica em comum capaz de atrair – e muito – a atenção dos consumidores: a praticidade.

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O Minha Quitandinha oferece itens essenciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra, aposta na Inteligência Artificial (IA). “A IA é capaz de identificar e analisar uma grande quantidade de dados, o que a torna uma forte aliada no momento de colocar a super proximidade em prática. A partir da tecnologia, é possível ir desde a previsão de consumo à sugestão de produtos ao consumidor e o gerenciamento do estoque em tempo real, resultando em bastante agilidade e personalização na jornada de compra”, finaliza o COO. 

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