Além de induzir mais viagens, o calor pode trazer diferentes hábitos de consumo aos brasileiros, afinal o calor provoca maior ingestão de bebidas e produtos gelados, como sorvete e açaí. Visando essa época do ano, de dezembro à meados de março, quando o Brasil está no verão, surge oportunidades de venda para os supermercadistas. Um estudo realizado pela Scanntech revelou 18 categorias que apresentaram incremento de vendas bem superior à média do ano.
O levantamento avaliou três cestas de produtos muito consumidos no verão de 2021/2022, seja por quem tirou uns dias de folga na praia ou para quem foi para o interior. São elas: proteção e família, refrescar e bebidas.
Na cesta de produtos de proteção e família, os limpadores de piscina cresceram 206% no verão. Crescimento significativo também é observado nos acessórios de camping (81,8%) e em repelentes (62,9%). Os bronzeadores e protetores também tiveram destaque com alta de 61,4% no consumo. Ainda nesta cesta, a venda de cadernos dobra no período, por conta da volta às aulas.
Já na cesta dos itens para refrescar chama a atenção o crescimento das vendas do geladinho, que subiram 93,6% no verão passado. O gelo (42,1%) e o sorvete de massa (41,1%) tiveram aumento parecido no consumo.
A cesta de bebidas, cujas vendas representam 81% do total das categorias analisadas, apresenta, em média, vendas quase 20% acima na estação em relação à média das demais semanas do ano, trazendo, portanto, importante contribuição ao faturamento. No caso do gin, o crescimento foi de 34,5%, uma febre que parece que veio para ficar. A vodka (16%) e o saquê (15,8%) tiveram aumento semelhante e a cerveja, categoria mais importante da cesta de bebidas alcoólicas, cresceu 11,3% no verão passado.