As compras de operadores do foodservice tiveram uma queda de 3% em dezembro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. Quando comparado a novembro do ano passado, o índice registrado é de menos 1%. A redução pode ser observada em grande parte dos grupos de alimentos, com exceção de farináceos, aperitivos e bebidas.
Os dados são do FoodCheck Macrotrends, pesquisa de monitoramento das vendas de categorias de produtos, realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB).
Ainda de acordo com o levantamento, as compras de empreendedores da alimentação fora do lar aumentaram 17% quando comparadas a dezembro de 2020, quando ainda havia restrições sanitárias nos estabelecimentos comerciais por causa da pandemia.
Grande parte dos grupos de alimentos mostrou queda quando comparado ao ano de 2021, especialmente gorduras e atomatados. Dezembro teve redução de valor em 27 categorias em relação a 2021, sendo as principais quedas: azeite, extrato de tomate e hambúrguer. No sentido oposto, 16 tipos de produtos tiveram alta no período, impulsionados por cerveja, sal e farinha de rosca.
Quando se fala em tipos de estabelecimentos, com exceção de lanchonetes, todas as categorias de operadores apresentaram queda em relação ao mesmo período de 2021. Se comparados ao primeiro ano de pandemia (2020), os operadores apresentam crescimento, exceto entre as padarias.
No comparativo regional, houve crescimento nas regiões Sudeste, com 4% de alta em relação a dezembro de 2021, e Nordeste, com aumento 15%. Foi registrada estabilidade na região Centro-Oeste e queda de 18% no Norte e 17% no Sul.
“Os números revelam um retorno à estabilidade do setor no último trimestre do ano passado, após anos do isolamento social, que afetou fortemente o mercado de alimentação fora do lar. Apesar do cenário econômico mundial, a expectativa não inclui quedas nos próximos meses”, afirma Ingrid Devisate, diretora executiva do IFB.
O IFB busca soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar e apresenta a pesquisa FoodCheck Macrotrends com objetivo de monitorar as compras de categorias de produtos dos operadores independentes do foodservice, realizando a coleta de dados mensalmente.
O monitoramento FoodCheck Macrotrends é feito com 93 categorias agrupadas em 13 grandes grupos de alimentos: aperitivos congelados, atomatados, bebidas, condimentos, farináceos, gorduras, grãos, lácteos, ingredientes secos como açúcar, café, fermentos e outros, proteínas, pães e massas, embutidos e outros, que englobam 48 categorias agrupadas, como achocolatados prontos para beber, azeitona, chocolate em barra, seleta de legumes e diversos. As principais métricas do estudo são o share valor e a variação indexada a ele.
A coleta de dados provém da transação de notas fiscais entre canais de abastecimento e operadores. O critério de escolha foi a própria necessidade de monitoramento desse público de operadores independentes e como o dado analisado no projeto provém da transação de notas fiscais, escolhidos pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), englobando padarias, restaurantes e lanchonetes. No total, participaram mais de 25 mil estabelecimentos em mais de 2,5 mil cidades brasileiras, representando em torno de 10% das compras feitas nos restaurantes do Brasil.