Canal de compras físico é a preferência do consumidor na Páscoa esse ano. Dados internos do Google mostram que metade dos brasileiros (50%) pretendem comprar chocolate para a Páscoa em lojas físicas de supermercados e varejistas; já 26% pretendem fazê-lo em lojas de marcas de rua. A pesquisa ouviu cerca de mil brasileiros conectados que querem comprar chocolate para a Páscoa no final de fevereiro de 2023, por meio de questionários on-line.
Os canais digitais dos varejistas têm papel fundamental na tomada de decisão. Segundo a pesquisa, um terço (33%) dos brasileiros buscam em sites de supermercados informações para compra de produtos para a data. O índice é 13 pontos percentuais maior do que o de consumidores que decidem o que comprar por meio de tablóides de lojas de rua (20%). Cerca de um quarto (24%) busca essas diretamente no Google e 13% em vídeos no YouTube. Apenas 20% dos consumidores decidem o que comprar por meio de tablóides de lojas de rua.
Em relação à decisão de compra, 1 em cada 3 consumidores (33%) afirma que já sabe o que vai comprar, mas está esperando as melhores ofertas. 18% ainda estão pesquisando e pretendem decidir somente na semana da Páscoa; 16% começaram a avaliar mas ainda não decidiram quais produtos comprar; 12% pretendem pesquisar e decidir somente no fim de semana do feriado, e outros 12% não estão pesquisando antes, decidirão apenas na hora da compra.
Comprar chocolates de Páscoa pela internet é uma prática que pegou no Brasil. Quase metade (45%) dos brasileiros que pretendem comprar chocolate para a Páscoa o farão por meios digitais, incluindo lojas de marca online (17%), compras por WhatsApp ou telefone (13%), internet (8%) ou aplicativos de entrega (7%).
Ovo de Páscoa: tipos mais buscados no Brasil nos últimos sete dias
- Ovo de Páscoa infantil
- Ovo de Páscoa de colher
- Ovo de Páscoa trufado
- Mini Ovo de Páscoa
- Ovo de Páscoa caseiro
- Ovo de Páscoa vegano
- Ovo de Páscoa recheado
- Ovo de Páscoa zero lactose
- Ovo de Páscoa para bebê
- Ovo de Páscoa de pudim