Tradição de Natal, seja com frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, o panetone é sinônimo das celebrações de fim de ano e já pode ser encontrado nas gôndolas dos estabelecimentos do Distrito Federal e os dados são do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), entidade que representa todo o comércio da categoria em Brasília. Dados ainda informam que a expectativa para este ano é a de que as vendas cresçam cerca de 10% no faturamento, se comparado ao ano anterior.
Os produtos chegam às prateleiras dos brasilienses com o aumento de 16% no valor, o que, consequentemente, afeta o volume de vendas. Rodrigo Mamede, diretor comercial da Sobebe Distribuição e Logística, responsável pela distribuição para redes regionais como mercados, supermercados, padarias, armazéns e mercearias da região comenta: “Excepcionalmente, a copa será no final do ano e devido a esse evento acoplado às eleições, a sazonalidade acaba perdendo força para os panetones. Acredito que a saída deste produto será melhor praticamente na véspera do Natal”.
Em 2021, o faturamento cresceu 30% mas amargou sobra de panetones e 10% de ociosidade de produtos nas ruas, ou seja, não teve saída até o Natal. Rodrigo comenta também que panetones salgados e especiais tiveram menor procura do público.