O Natal é uma das épocas do ano mais importantes para o varejo. Com a popularização da Black Friday, cada vez mais consumidores ao redor do mundo estão aproveitando os descontos ofertados para adiantarem suas compras natalinas – em uma demanda que vem se potencializando com as facilidades proporcionadas pelos canais online. Na busca por estratégias que elevem seu desempenho, é essencial investir em recursos tecnológicos robustos e completos que facilitem suas operações e tragam segurança para ambos os envolvidos.
Muito mais criteriosos e seletivos, os clientes esperam de suas marcas prediletas uma jornada de compra agilizada e marcante nos ambientes presenciais e digitais. Afinal, mesmo que 67% das vendas varejistas ainda estejam concentradas nas lojas físicas, segundo um estudo feito pela TOTVS, a abrangência de atendimento do segmento proporcionada pelo e-commerce também eleva seu potencial lucrativo nos canais online – tendo registrado, em 2021, um faturamento equivalente a R$ 6,6 bilhões apenas durante o Natal.
Seja qual for o ambiente explorado, a adoção de tecnologias robustas para fortalecer as vendas varejistas durante este período será um diferencial competitivo importante para que se destaquem e atinjam resultados expressivos. Diante da aproximação da data, confira os recursos mais importantes a serem investidos:
1. RCS – considerado como um aperfeiçoamento do SMS, o RCS é um meio de comunicação muito mais assertivo e completo para todas as empresas. No varejo, ele é um canal estratégico para as vendas, especialmente em períodos de alta movimentação como o Natal – permitindo, dentre muitas funcionalidades, o envio de um carrossel multimídia com ofertas e propagandas via texto, imagens e gifs em um único meio. Sua interação com o consumidor é muito maior do que em outros canais, permitindo ainda que finalizem uma compra diretamente pelo sistema.
2. Notificações por push – apesar de ainda pouco explorado pelo setor, as notificações via push são ferramentas excelentes na oferta de produtos aderentes ao perfil do consumidor. Ao mapearem seu histórico de compras, os varejistas podem enviar ofertas direcionadas ao que buscam, elevando seu engajamento com a marca e contribuindo, ainda, com a redução de carrinhos abandonados. Caso explorados antecipadamente, os lojistas podem ainda investir neste recurso com promoções atrativas para seu público-alvo.
3. Inteligência de dados – o uso de informações é fundamental para o estabelecimento de qualquer estratégia a ser implementada. Por isso, em épocas de grande movimentação do comércio, a inteligência de dados se mostra como um dos recursos mais importantes a ser investido – responsável por coletar e organizar as informações sobre os consumidores para, a partir disso, dispor de ações mais aderentes às suas demandas. Durante o Natal, essa análise servirá de uma fonte valiosa para o sucesso das vendas varejistas, viabilizando o direcionamento das ofertas com maior assertividade.
4. Omnichannel e Varejo Phygital – hoje, 69% das compras se iniciam nas plataformas digitais, segundo dados da Insider Intelligence, mas muitas ainda são finalizadas nas lojas físicas. Para atender a todos esses públicos de forma igual, a estratégia omnichannel visa a integração dos canais utilizados em prol de um atendimento mais eficiente e fluído. Assim, caso um consumidor decida iniciar sua jornada de compra em um meio e finalizar em outro, encontrará a mesma experiência e comodidade em conduzir o processo da maneira que preferirem.
5. Realidade aumentada – quem nunca teve dificuldade em escolher o tamanho de uma roupa certa em uma compra online, ou visualizar como um móvel ficaria em sua casa? Com a realidade aumentada, os varejistas podem facilitar significativamente esse processo, a partir de uma tecnologia que auxilie a ter uma maior noção do resultado. Em algumas lojas de vestuários, como exemplo, é possível encontrar ferramentas de provadores digitais que simulem a peça de roupa no corpo do cliente.
6. Meios de pagamento – a modernização dos meios de pagamento é uma tendência que deve acompanhar este investimento tecnológico no varejo. Mas, muito além de ofertar soluções modernas e ágeis que facilitem a finalização da compra, é imprescindível investir em mecanismos de segurança que evitem roubos ou vazamentos de dados. Entre 2020 e 2021, houve um aumento de 66,7% nas tentativas de fraudes no e-commerce, segundo dados da Konduto – mas, ao mesmo tempo, foi identificado um aumento de 100% no valor de danos evitados graças à implementação de sistemas antifraudes, tendo evitado R$ 72 bilhões em prejuízos ao setor.
O consumidor moderno está muito mais exigente. Hoje, uma má experiência pode refletir muito mais intensamente do que uma característica positiva. Em meio a uma tendência de consumo constantemente variável, é dever dos varejistas acompanhar essas necessidades e, principalmente, contar com o apoio irrestrito dos avanços tecnológicos a seu favor. Assim, conseguirão não apenas otimizar suas operações para atender seus clientes em épocas agitadas como o Natal, como garantir uma boa imagem e reputação para atrair e reter cada vez mais pessoas ao seu negócio.
Lucas Beda é Head de Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.