Após crescimento em 2020 (+3,6% vs -1,2% do T. Cestas) impulsionado pelos novos hábitos adquiridos durante a pandemia, a cesta de Limpeza mantém estabilidade em volume no ano de 2021, contando com uma variação de -0,6%, similar à movimentação de -0,4% do total cestas. A variação do preço médio da cesta se mantém abaixo da média das cestas Nielsen (+8,5% vs +12,7%), fato que contribui para uma menor performance em valor (+7,9% vs +12,2%) para essa cesta no último ano.
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Redução da renda e acúmulo de inflação pressionam o bolso dos consumidores que passam a gastar mais para comprar o básico e precisam fazer escolhas para controlar os gastos. Neste cenário, há uma contração generalizada do consumo e, para Limpeza, apenas 38% das categorias que compõe a Cesta tem crescimento em Volume. No entanto, 70% delas ainda apresenta um patamar de Volume superior ao de 2019.
O Cash & Carry se torna um grande aliado ao controle dos gastos, sendo o principal canal para as vendas de Limpeza (30%) com crescimento de +3,9% em 2021, enquanto os principais formatos de Autosserviços têm retração. O canal também aparece como alternativa para consumidores seguirem acessando segmentos mais valorizados.
Com isso, vemos movimentações de premiunização em Amaciantes de Roupas e Concentrados de Limpeza, que foram os principais destaques de crescimento dentro da Cesta de Limpeza em 2021 e apresentam migração do consumo para segmentos mais caros/especialistas, apesar do cenário desafiador.
Elisa Ferreira – Associate Manager – NielsenIQ 2022