Neste domingo, 16 de janeiro, a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos amanheceu com a temperatura de 12 graus celsius negativos. Nenhum problema para os muitos brasileiros que estavam presentes para a maior conferência do varejo mundial – da NRF (National Retail Federation). No ano passado, a conferência não pôde ser realizada presencialmente, por conta da pandemia de Covid-19.
A convenção teve início com a apresentação no palco principal do presidente do Conselho de Administração da NRF, Mike George. Mike destacou os desafios atuais enfrentados pelo varejo americano, comuns também a outras países, que são: um mercado de trabalho difícil, com muitas vagas disponíveis, e com poucos profissionais interessados, face a incentivos dados pelo governo; rupturas na cadeia de abastecimento; e ainda os efeitos de uma pandemia que ainda não acabou.
Mike George também destacou algumas tendências de consumo: compra online e busca na loja; compras sem contato pessoal; compras físicas com recurso de escanear o produto e pagar no “self checkout”; entregas flexíveis – com diversas opções de entregas; e as mais diversas opções digitais, tornando a vida do consumidor muito mais fácil.
Em seguida, o CEO da Target, Brian Cornell, que este ano recebeu o prêmio NRF Foundation´s Visionary, destacou a receita utilizada pela empresa para ter resultados tão bons nos últimos anos: investiu nas lojas físicas, para criar uma boa excelente experiência para os clientes, remodelando as lojas; investiu em infraestrutura, conferindo às mais de 1.900 lojas também o papel de pequenos centros de distribuição; e criação e investimento em suas próprias marcas.
Destacou que a criação de suas próprias marcas vem de uma longa construção através dos anos, garantindo ao consumidor produtos com excelente qualidade e preços atraentes, que serviram como ótimas opções de compra para um consumidor que vem sentindo os efeitos da inflação.
Muito mais conteúdo tivemos neste primeiro dia e muito mais nos espera nesta semana. Dividiremos sempre os destaques aqui na SuperVarejo.
Antônio Sá é sócio-fundador da Amicci, professor da FGV e apaixonado pelo varejo.