Com o crescimento acelerado do comércio online no período da pandemia da Covid, a NRF 2022 mergulhou no tema do Metaverso, empolgada com a visão do Mark Zuckerberg de um imponente mundo de comércio virtual e paralelo que invadiria o mercado, e por essa razão os varejistas deveriam estar atentos. Já a NRF 2023, que este ano conta com mais de 350 palestrantes e 800 expositores das principais marcas mundiais, teve início com mensagens bem diferentes, enfocando um retorno ao que é essencial no varejo (Back to Basics, algo como voltar à rotina ou se fazer o básico bem feito).
Em sua edição 2023, a NRF aponta a importância de o varejo entregar o que é prioritariamente a sua missão que significa ter os produtos certos, disponíveis no momento que o cliente quer, no preço que ele quer e com a experiência certa que fará com que ele volte a fazer negócios com sua marca. Por isso, entender a visão estratégica e a proposta de valor do varejista é o primeiro grande passo, segundo a CEO da Sacks, rede de lojas de departamentos. Em seguida, é importante entender com profundidade o consumidor, sua jornada de compra e o que realmente é importante para ele. Muitas vezes focamos demais na concorrência ou em coisas que não são prioritárias para os clientes.
Nessa linha, a tecnologia certamente terá um papel essencial para a experiência do cliente, mas não com um fim em si mesma. Ela faz sentido se conseguir melhorar o desempenho da empresa em supply chain, gestão de estoque e experiência do cliente na loja para que seja possível oferecer um serviço mais rápido e sem atritos.
Diante de um cenário tão desafiador que o varejo passou nos últimos anos, com dificuldades na cadeia de abastecimento, de operar lojas em meio a uma pandemia, ter suas equipes treinadas e disponíveis, dentro de um cenário inflacionário, os varejistas devem tirar da frente o que pode ser distração e que não agrega uma experiência relevante para os seus clientes, e focar no básico do varejo.
Antônio Sá é professor de varejo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e outras escolas de negócios e sócio fundador da Amicci.