2021 foi marcado como um ano de reaquecimento da economia frente a uma base frágil de 2020. Com o avanço da aplicação da vacina contra a COVID-19 e a reabertura do comércio, acompanhamos uma redução na taxa de desemprego no final do ano, e, agora o desafio que o Brasil enfrenta é de retomar o crescimento em um cenário de alta inflação e crise econômica.
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Este contexto macroeconômico se reflete nos resultados das Cestas NielsenIQ, onde observamos o impacto inflacionário na alta dos preços em +12,7%, impulsionando o crescimento em faturamento em 12,2%, ao passo que, em volume, houve praticamente estabilidade no consumo, com redução de -0,4% no fechamento de ano 2021 vs 2020.
A Cesta de Higiene & Beleza (H&B) apresentou um crescimento em valor de +6,0%, abaixo do crescimento do total Cesta, e retração -0,6% em volume. Produtos de cuidado e higiene pessoal que possuem uma característica maior de abastecimento, como Sabonetes Infantis, por exemplo, são produtos que apresentaram um cenário de crescimento alavancado por embalagens maiores, ou seja, notamos uma busca por custo-benefício ainda mais acentuada neste setor.
Dentre os principais destaques de movimentação dentro da Cesta de H&B temos a categoria de Papel Higiênico, que passa a ser a mais importante em faturamento para a indústria de H&B, com crescimento de +6,0% em faturamento, em linha com a Cesta, e +0,9% em volume, com um dos menores repasses de preço do ano, com alta de +5,1%, abaixo da inflação e da média da Cesta de H&B.
Outro destaque de crescimento é a categoria de Cremes para Pele, que mantém ritmo de crescimento acelerado desde o início da Pandemia. No último ano de 2021, apresentou um crescimento de +11,3% em faturamento e +2,7% em volume.
Por outro lado, categorias como Fraldas Descartáveis e Tinturas para Cabelos, que vem sofrendo desde o início de 2020, ainda não recuperaram patamares de vendas anteriores. A categoria de Fraldas Descartáveis, a 2a categoria mais importante para a Cesta de H&B tem crescimento de 7,5% em valor, porém retração de -1,5% em volume no último ano, enquanto a categoria de Tinturas para Cabelos tem o menor crescimento em valor da Cesta, com +0,6% e retração de -2,0% em volume.
Diante deste cenário, destacamos dois movimentos da indústria de H&B para reflexão: (1) mesmo com a retomada e abertura do comércio, ainda observamos um consumidor que busca se abastecer das categorias de cuidado básico e higiene pessoal, sendo crucial disponibilizar um portfólio que atenda as necessidades de consumo, especialmente buscando atratividade no custo-benefício (2) apesar do bolso apertado e todos os desafios econômicos enfrentados pelo consumidor, produtos de auto-cuidado como Cremes para Pele se mantém ganhando relevância, e a diferenciação de portólio pode ser uma estratégia para manter o consumidor engajado em categorias e marcas com maior valor agregado.
Tatiene Vale, customer success manager da NielsenIQ