Dentre as palestras que escolhi assistir no segundo dia do evento em Nova Iorque, destaco estes 5 painéis abaixo:

Painel 1 – “The Huddle with John Furner” e Dr James Cash

Perspectivas de negócios e liderança, cultura e estratégias de retenção de funcionários

Pontos altos:

*o novo normal é o velho normal!

* foco: acesso, eficiência em custos e abastecimento, experiência positiva ao cliente!

* básico bem feito

Painel 2 – Painel com Paige Thomas, CEO da Saks Off 5th

Pontos altos

*grande preocupação com aspectos econômicos (preço, inflação, perda de poder de compra) e os impactos no negócio

*um consumidor que com menor poder de compra busca nova equação: palavra de ordem “acessibilidade” sem esquecer da qualidade!

*maior complexidade, margens mais espremidas, força do mercado de desconto, mercado promocionado

*acirramento mais profundo da concorrência, maior competitividade, necessidade de uma gestão mais efetiva para garantir a saúde financeira, maior orientação a dados, em especial, de clientes para tomadas de decisões mais direcionadas e, responder de maneira ágil e relevante ao cliente!

*Gestão integrada de todos os Ps: produto, preço, promoção com cliente mo centro

*Gestão efetiva de estoque

*Uso inteligente da tecnologia, em especial, para maximizar o relacionamento com os clientes: engajar, converter e reter

*Abordagem omnicanal

*Atuar de maneira efetiva e integrada em cada etapa da jornada do cliente, reduzindo toda e qualquer fricções

Painel 3 – “Purpose driven retail

Destaque para o compromisso  de entregar real valor para a sociedade!

#capitalismoconsciente 

Painel 4 –

“Curated, captivating, contemporary: A blueprint for physical stores”

Com a Pandemia, surgiram novas formas de se fazer varejo (digital) como levar o consumidor para a loja física?

Pontos Altos:

* a loja muito além do que um ponto de venda 

* uso inteligente de tecnologias (escolha deve estar conectada com a proposta de valor e ênfase em melhorar a experiência do shopper

*relevância e singularidade

*experiências envolventes, divertidas, em alguns casos, memoráveis: conectar todos os Ps para fazer o cliente desejar voltar

* Inovar sem esquecer do básico bem feito

*o varejo enquanto marca e a marca como diferencial competitivo

Painel 5 – “North American grocery retailing trends for 2023” Market

Sobre 2022

*aumento significativo da alimentação fora do lar

*aumento dos preços de alimentos

*aumento de preços e inflação estão entre os três fatores de maior preocupação dos consumidores

Principais tendências para 2023.

*Intensificação da competitividade

*as escolhas dos consumidores estarão cada vez mais conectadas com seus valores

– serviços digitais estão em processo de aprimoramentos contínuos 

– Compromisso com práticas sustentáveis

Fatima Merlin é CEO da Connect Shopper