Dentre as palestras que escolhi assistir no segundo dia do evento em Nova Iorque, destaco estes 5 painéis abaixo:
Painel 1 – “The Huddle with John Furner” e Dr James Cash
Perspectivas de negócios e liderança, cultura e estratégias de retenção de funcionários
Pontos altos:
*o novo normal é o velho normal!
* foco: acesso, eficiência em custos e abastecimento, experiência positiva ao cliente!
* básico bem feito
Painel 2 – Painel com Paige Thomas, CEO da Saks Off 5th
Pontos altos
*grande preocupação com aspectos econômicos (preço, inflação, perda de poder de compra) e os impactos no negócio
*um consumidor que com menor poder de compra busca nova equação: palavra de ordem “acessibilidade” sem esquecer da qualidade!
*maior complexidade, margens mais espremidas, força do mercado de desconto, mercado promocionado
*acirramento mais profundo da concorrência, maior competitividade, necessidade de uma gestão mais efetiva para garantir a saúde financeira, maior orientação a dados, em especial, de clientes para tomadas de decisões mais direcionadas e, responder de maneira ágil e relevante ao cliente!
*Gestão integrada de todos os Ps: produto, preço, promoção com cliente mo centro
*Gestão efetiva de estoque
*Uso inteligente da tecnologia, em especial, para maximizar o relacionamento com os clientes: engajar, converter e reter
*Abordagem omnicanal
*Atuar de maneira efetiva e integrada em cada etapa da jornada do cliente, reduzindo toda e qualquer fricções
Painel 3 – “Purpose driven retail
Destaque para o compromisso de entregar real valor para a sociedade!
#capitalismoconsciente
Painel 4 –
“Curated, captivating, contemporary: A blueprint for physical stores”
Com a Pandemia, surgiram novas formas de se fazer varejo (digital) como levar o consumidor para a loja física?
Pontos Altos:
* a loja muito além do que um ponto de venda
* uso inteligente de tecnologias (escolha deve estar conectada com a proposta de valor e ênfase em melhorar a experiência do shopper
*relevância e singularidade
*experiências envolventes, divertidas, em alguns casos, memoráveis: conectar todos os Ps para fazer o cliente desejar voltar
* Inovar sem esquecer do básico bem feito
*o varejo enquanto marca e a marca como diferencial competitivo
Painel 5 – “North American grocery retailing trends for 2023” Market
Sobre 2022
*aumento significativo da alimentação fora do lar
*aumento dos preços de alimentos
*aumento de preços e inflação estão entre os três fatores de maior preocupação dos consumidores
Principais tendências para 2023.
*Intensificação da competitividade
*as escolhas dos consumidores estarão cada vez mais conectadas com seus valores
– serviços digitais estão em processo de aprimoramentos contínuos
– Compromisso com práticas sustentáveis
Fatima Merlin é CEO da Connect Shopper