Todos os processos que envolvem serviços de vendas foram modificados e aprimorados pela tecnologia. Hoje, o e-commerce é uma realidade cada vez mais consolidada no Brasil e ao redor do mundo. Inclusive, dados da SmartHint apontaram que o período de janeiro a maio de 2022 teve um aumento do faturamento do e-commerce de 785%, se comparado ao período pré-pandemia.
Para empresas que utilizam esse modelo comercial orientado à inovação, a necessidade de se reinventar é um ponto em comum, e isso tem origem em uma postura de observância ao que há de mais transformador no mercado. Com certeza, o Locker é um exemplo compatível com esse mindset.
Afinal, a entrega, considerando etapas específicas que envolvem a logística, exerce uma influência indiscutível sobre a experiência do consumidor. Não basta oferecer um produto de alta qualidade, ou uma oferta com grande apelo mercadológico, se o procedimento de entrega ao cliente final não for resguardado do início ao fim.
O Locker, ou smart locker, é um armário inteligente desenvolvido para o recebimento e a segurança de itens comercializados, como uma espécie de guarda-volumes – mas claro, respaldado por um funcionamento muito mais prático e seguro, trazendo uma nova possibilidade à retirada de encomendas.
Flexibilidade atinge entrega em condomínios
Não são poucos os usuários que lidam com dificuldades incômodas após a confirmação de uma compra online. Em áreas de risco, a viabilidade da entrega pode ser comprometida. No que diz respeito à logística reversa, em casos de devolução ou troca, também é exigido do consumidor um deslocamento evitável, fazendo com que enfrente filas para concluir a finalidade. Outros aspectos como complicações de centros urbanos, custo elevado de transporte e excesso de burocracia nas tramitações servem de motivação para que o Locker seja colocado em pauta.
Além da aplicabilidade da ferramenta para o varejo, o Locker pode ser implementado em condomínios, a fim de acompanhar o alto volume de vendas do e-commerce. E suas vantagens são igualmente significativas: garante mais organização, redução do tempo gasto e flexibilidade para que o comprador retire sua mercadoria em qualquer hora do dia – sem demandar a intervenção de funcionários do local. O morador consegue, inclusive, encomendar mercadorias congeladas, alimentos perecíveis, que necessitem de refrigeração, eliminando a obrigatoriedade ter alguém para intervir no recebimento.
Assim que o item chegar, o consumidor é notificado via e-mail, SMS ou WhatsApp. Vale mencionar, ainda, que a contratação da plataforma é feita pelo próprio condomínio e há abertura para que ela seja integrada ao sistema residencial, com notificações através de aplicativos.
Mais segurança e praticidade à entrega
Priorizando a comodidade, por meio deste formato, é possível que a implementação seja feita em diversas regiões, em pontos estratégicos para a retirada e a satisfação do destinatário, que poderá escolher o armário inteligente mais vantajoso. Com o produto depositado em um receptor altamente tecnológico, acessível 24h por dia e com destravamento realizado por QR Code, o vendedor terá liberdade para estipular o melhor prazo de entrega, dada à constância do funcionamento por trás da plataforma.
O abastecimento é igualmente simplificado. Desse modo, qualquer risco à integridade da mercadoria é exponencialmente reduzido, sem transtornos e sem prejuízos financeiros ao e-commerce. No geral, são benefícios que facilitam a vida de ambas as partes, possibilitando que a indústria varejista estipule seus pontos de retirada – além do próprio uso em condomínios, conforme citado acima.
Para concluir, mirando o objetivo de expandir seu alcance competitivo e sustentar um estágio avançado de entrega e personalização, é de suma importância que a empresa de varejo responsável pelo e-commerce adote uma solução efetiva de armários inteligentes, e o mesmo vale para condomínios dedicados a modernizar seus sistemas de recebimento. Todos esses benefícios serão convertidos em um dinamismo comercial que agregue valor à experiência do cliente, utilizando verdadeiramente o conceito omnichannel.
Stallin Silva é CEO da Stoom, empresa com o mais alto nível de personalização da experiência em e-commerce. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).