Olá, amigos. Segue um breve relato desse primeiro dia de NRF do grupo FGV – Fundação Getulio Vargas. Compartilho alguns destaques.

O evento começou com a tradicional reflexão do presidente da NRF sobre a relevância do setor. “Tudo que acontece no mundo impacta e envolve o varejo”, disse John Furner em uma tradução livre.

E, no final da primeira plenária, John Furner e o o Dr. James Cash concluíram sobre a importância de se ter uma visão de longo prazo.  Bem, o leitor atento deve estar pensando como desenvolver e ser fiel a uma visão de longo prazo em um ambiente dinâmico, como o que vivemos e que “impacta e envolve o varejo”. Essa foi a grande riqueza do debate!

Na segunda parte do evento houve a divisão por auditórios com palestras específicas. Ao final do dia, a reunião de fechamento, exclusiva do grupo da FGV, permitiu compartilhar o conteúdo das diversas salas.

Tivemos uma apresentação demonstrando lojas de NY que já incorporaram e exploram as tendências do varejo. Obs: Várias dessas lojas serão visitadas pelo grupo da FGV nos próximos dias e serão objeto de novos post.

Em uma palestra sobre integração das experiência físicas e digitais o Global Head Retail Experience da Lego Group, Martins Islas, contagiou o auditório ao demonstrar as diversas possibilidades dessa empresa que possui, inclusive, uma metodologia cientificamente para uso em empresas, o Lego (R) Serious Play (R)! Bem, aqui falo com propriedade pois sou certificado na metodologia e a utilizo em aulas e em empresas. O sucesso é garantido!

E, como não poderíamos de mencionar, a fantástica palestra da Kate Ancketill, que já foi objeto de um post anterior onde apresento seu slide com as principais tendências citadas. Mas, vale destacar sua frase de fechamento ao citar que o Metaverso não está acontecendo na velocidade difundida em 2022: “Não desista do Metaverso, espere a tecnologia chegar” (tradução livre).

Outros debates interessantes aconteceram ao longo do dia. Falamos sobre a relevância de parcerias e a possibilidade de que elas sejam pensadas “fora da caixa”. Falamos sobre como obter diferenciação em supermercados, além do elemento preço. Outros temas interessantes foram discutidos, mas eles serão objetos posts futuros já que englobam temas que também constam em palestras dos próximos dias de evento.

Artur Motta é professor da FGV – Fundação Getulio Vargas