Em 2021 o comportamento do brasileiro teve mudanças também relacionadas ao consumo de chocolates. Se antes a categoria era conhecida por um consumo representativo fora do lar (42% em valor), hoje, a participação de 58% do chocolate, no mês de setembro de 2021, é puxada pelo consumo “dentro de casa”, segundo pesquisa do Instituto Kantar, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
De acordo com o estudo, a categoria “dentro do lar” é responsável pelo consumo de mais de 1,1 bilhão de unidades, representando crescimento de 27% comparado com o mesmo período de 2020. Já em relação ao faturamento, houve aumento de 34%. Quando observado o consumo, dentro do lar, representa 46,9%, enquanto de “out-of-home” (fora de casa) 22,7%.
Quando analisados os canais de compra, super e hipermercados apresentam papel importante para a categoria e são os responsáveis por acelerar o crescimento de 10,2% na região metropolitana do Sul e 13,6% na região metropolitana de São Paulo. Ainda observando dados regionais, no curto prazo, a pesquisa revela que a retomada de consumo fora do lar já é uma realidade principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Nordeste, sobretudo entre as classes mais altas. O dado está diretamente ligado ao avanço da vacinação contra a Covid-19 que eleva níveis de confiança dos consumidores.
De acordo com Ubiracy Fonseca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), os dados reforçam que o consumo de chocolate faz parte da vida do brasileiro, que no ano desafiador mudou seus hábitos, mas não deixou de consumir os produtos da categoria. “Com a penetração do consumo de chocolate chegando à marca dos 58%, observamos que nosso mercado é resiliente e atende continuamente às demandas dos diversos perfis de consumidor, com inovação constante por parte das indústrias”, completa.