Em parceria com a MindMiners, empresa especializada em pesquisa digital, a Wine, clube de assinatura de vinhos, revelou informações sobre o consumo de vinho no país. O levantamento foi realizado em outubro de 2021, com cerca de 900 pessoas, de todas as regiões do Brasil, que compraram vinhos nos últimos 18 meses antes da pesquisa e a partir de R$ 30 o preço da garrafa.
De forma geral, a frequência do consumo mudou para 43%, sendo que 28% aumentaram e 16% reduziram. O estudo mostra ainda que os brasileiros bebem vinho em média 5,6 vezes por mês: 17% afirmaram consumir duas vezes por semana e 12% de três a quatro vezes por semana. Já 20% elegem somente um dia da semana para o consumo de bebida alcóolica.
Outra conclusão da pesquisa é que a pandemia impactou o consumo, sendo que 20% dos brasileiros passaram a beber vinho em ocasiões diferentes e 15% disseram passar a beber sozinhos. Outros 6% revelaram apreciar um bom vinho com novas companhias, enquanto 5% bebem dentro de casa.
“Cada vez mais vemos que a relação entre o consumidor e o vinho está muito pautada pela experiência e isso reflete desde o momento da compra até o consumo. O nosso mercado vem se desenvolvendo com a entrada de novos tomadores de vinhos e a versatilidade fez dele a bebida perfeita para todas as ocasiões”, afirma Laura Barros, Diretora de Marketing da Wine.
A pesquisa aponta também que o aumento da frequência de consumo de vinhos foi mais expressivo em algumas cidades: Belo Horizonte (37%), Fortaleza (37%), Campinas (37%), Recife (35%) e São Paulo (32%). Na capital do Ceará, por exemplo, 18% dos entrevistados afirmaram que o hábito de tomar vinho começou na pandemia.