Por Instaleap
A pandemia forçou as redes de supermercados a se adaptarem às novas necessidades e tendências dos consumidores, mas muitos na região do Brasil ainda confiam fortemente em suas vendas físicas. Em escala global, no entanto, os consumidores procuram cada vez mais novas experiências de compra e uma maior personalização.
Mas então, como os supermercados podem introduzir uma experiência de compra que inclua o online como forma de aumentar sua competitividade?
Os supermercadistas que estão investindo em tecnologia online estão vendo os resultados. Empresas como a H-E-B México triplicaram suas vendas e reduziram seus custos de last-mile delivery em 30%!
Investir em canais digitais com sistemas e operações robustos é o caminho e vamos explicar o porquê.
1. Experiências omnichannel são fundamentais no setor supermercadista hoje
Hoje, a fidelidade à marca não é mais como antigamente. De fato, de acordo com um relatório, apenas 8% dos consumidores globais se consideram leais às marcas que usam. Para competir efetivamente pela atenção dos consumidores e pelo “share of wallet”, as marcas devem estar no topo das tendências de compras e da satisfação do consumidor. Para isso, o que a pandemia nos mostrou é que as experiências omnichannel vieram para ficar.
Nos últimos dois anos, o comportamento do consumidor mudou para o online e essa tendência continuará avançando. O que isso significa é que os varejistas devem adaptar-se para oferecer experiências de compras multicanal que atendam aos consumidores em nível individual.
Se os varejistas esperavam voltar às antigas formas de fazer negócios, correm o risco de perder participação de mercado muito rapidamente, pois outras empresas estão trabalhando rapidamente para solidificar de forma efetiva sua experiência de compra omnicanal, o que, é claro, inclui uma sólida estratégia digital.
Fazer a ponte entre as experiências de compras na loja e online é uma dor de cabeça para muitos varejistas. Manter os níveis de estoque precisos, adequar promoções na loja com ofertas online e consistência geral nas experiências de atendimento e entrega pode ser um desafio para eles. No entanto, quanto mais rápido você aceitar que sua estratégia de e-commerce deve fazer parte de seu ecossistema de varejo, mais rápido você poderá descobrir os meandros do que funcionará para o seu negócio e tomar as decisões certas em termos de investimento.
O gráfico a seguir mostra a diferença em pontos percentuais de consumidores por país pesquisado que esperam comprar mais online após a pandemia versus aqueles que esperam comprar menos.
Fonte: 2021 Global Consumer Trends Post-pandemic: How consumer behavior will continue to change, em parceria com Qualtrix XM Institute.
Uma experiência omnichannel permitirá que você controle a experiência de compra do início ao fim e conheça melhor seus clientes. Ao se tornar digital e centralizar a experiência de compra, você poderá personalizar a jornada do comprador e até mesmo continuar a interação por muito tempo após a compra. Potencialize sua operação e ofereça experiências de compras excepcionais que façam sentido para seus consumidores para que eles retornem!
2. Tecnologia permite otimização e escalabilidade… de forma rápida!
Os supermercados que estão investindo em soluções de atendimento e entrega online estão aumentando suas vendas e reduzindo seus custos de entrega last-mile. A melhor parte, a tecnologia permite escalabilidade, pode ser rapidamente adaptada e aprimorada à medida que as necessidades e tendências do consumidor evoluem e fornece informações ricas em dados que qualificam a tomada de decisões.
Enquanto uma parte dos varejistas possui equipes de tecnologia internas que lidam com a experiência de e-commerce de ponta a ponta, outros estão optando por soluções prontas que os ajudam a otimizar suas operações de logística e e-commerce sem o alto custo envolvido na construção e mantendo a tecnologia.
A boa notícia é que, se faltam recursos e financiamento para colocar seu canal digital em funcionamento, empresas como a Instaleap se dedicam ao desenvolvimento de tecnologia de atendimento e entrega de última geração, que pode ser adotada e implementada por uma fração do custo do que montar sua própria equipe de desenvolvimento internamente.
Na verdade, varejistas como Bodega Aurrera, o principal supermercado do Walmart no México, adotaram a Instaleap como uma forma de responder rapidamente às necessidades do mercado durante a pandemia e estar à altura da exemplar experiência de compra online do Walmart. Ela escolheu a solução end-to-end da Instaleap para gerenciar todo o seu processo do supermercado online a partir de uma plataforma centralizada. O que começou como um lançamento com 20 lojas com operação online, foi rapidamente escalado para mais de 100 lojas, alcançando métricas excepcionais como uma taxa de entrega no prazo superior a 90% nos formatos agendado e express (sob demanda).
Ao investir em uma solução de tecnologia gerenciada por especialistas, a Bodega Aurrera não está apenas atendendo à demanda do consumidor com escalabilidade e resultados, mas pode se concentrar no que faz melhor: o negócio de supermercado, em vez de gerenciar a tecnologia.
3. Seus principais concorrentes estão em todos os lugares! Você está preparado para o sucesso?
Os consumidores hoje têm uma variedade de opções quando se trata de compras de supermercado e entrega. De marketplaces a quick commerce, a outros varejistas tradicionais, sua concorrência está em toda parte e movendo-se na velocidade da luz.
- Marketplaces são aqueles que trabalham com um modelo de entrega sob demanda e fazem parceria com supermercados para entregar aos consumidores.
- Os players de quick commerce ou entrega rápida, que são totalmente digitais, trabalham apenas na categoria de supermercado e prometem prazos de entrega curtos.
- Supermercados apenas online
- Varejistas tradicionais – alguns mais sofisticados do que outros quando se trata de e-commerce e uma estratégia de atendimento e entrega digital.
- Startups de delivery e supermercados tradicionais montando dark stores, entre outros.
À medida que as redes de supermercados continuam a analisar seus pedidos online em relação à densidade populacional, muitas estão decidindo dedicar uma parte de sua localização física ao armazenamento e atendimento e/ou abrir locais exclusivamente para atendimento de pedidos. Essa modalidade, impulsionada pela tecnologia, permite cobrir uma periferia populacional ainda maior, obtendo mais share of wallet de uma parte específica da população.
Somando-se à equação estão os varejistas aproveitando as habilidades dos participantes do mercado para expandir ainda mais suas próprias capacidades. O resultado final é um cenário de e-commerce complexo que os varejistas devem navegar. Na melhor das hipóteses, os supermercados tradicionais estabelecem operações estrategicamente para competir efetivamente, e investir em tecnologia estará no centro de sua possibilidade de sucesso.
4. Obtenha dados do consumidor para tomar melhores decisões. Monte um dashboard e melhore seus indicadores.
Se você já deu start em um canal digital, mas deseja fazer alterações, melhorias ou até mesmo gerenciar suas operações online, um fator-chave que o ajudará a melhorar suas operações e a experiência do cliente é o acesso aos dados. Atualmente, você tem isso dentro de um sistema próprio ou está cedendo seus dados a terceiros?
Se sua empresa estiver operando em silos ou usando aplicativos de terceiros para atender e entregar mercadorias, você não verá a visão completa da sua operação. Investir em uma plataforma de logística lhe devolverá o poder de ter dados confiáveis do consumidor que darão respaldo às suas decisões e processos.
Você sabe quais itens comprados fizeram parte das compras presenciais versus online?
Você consegue gerenciar seu estoque com eficiência?
Você consegue acompanhar os pedidos e os tempos de atendimento de forma adequada?
Com um sistema digital centralizado, você poderá prever, gerenciar e entregar efetivamente de acordo com a promessa da sua marca.
Investir na sua transformação digital é essencial hoje e existem parceiros de tecnologia que podem ajudar. Se você está procurando por experiência, suporte contínuo e inovação constante, a implementação de uma solução de logística e e-commerce pronta para uso pode ser ideal para você.