No ano em que a Nutrimental celebra 55 anos, a principal marca da empresa, a Nutry, acaba de ser reconhecida em duas categorias do Prêmio MESC, realizado pelo instituto de pesquisa de mesmo nome, que há mais de 20 anos realiza pesquisas de satisfação, em parceria com o Google. A empresa conquistou espaço entre as 100 melhores Empresas do Brasil em Satisfação do Consumidor, em pesquisa que avaliou mais de 10 mil marcas este ano. No item atendimento, a Nutry obteve a posição 35 no ranking geral, com mais de 3.000 menções à marca e nota expressiva em todos os canais de atendimento. A empresa atingiu 80,46% na resolução de demandas e 83,31% de satisfação do cliente, conquistando também o selo entre as melhores do quesito na categoria barras de cereais.

O cuidado com o consumidor tem surtido resultado também nos números da companhia. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a Nutrimental já superou a marca de 30% de crescimento em faturamento, em linha com a projeção de crescimento para 2023. Confira a seguir cinco pontos na visão dos executivos da Nutrimental que levaram à conquista da marca entre as melhores na satisfação do consumidor.

1. Pessoas no centro das estratégias

A cultura da Nutrimental enxerga as pessoas como a base de tudo. Por isso, a empresa investe continuamente em desenvolvimento e no envolvimento de todas as áreas nos processos decisórios da empresa.

Um exemplo disso é o Diálogo, evento mensal que convida para uma conversa aberta do CEO com colaboradores de todas as áreas da companhia. A transparência e agilidade nas demandas dos colaboradores se reflete em um melhor atendimento em todos os setores da Nutrimental.

A empresa também comandou recentemente uma pesquisa de clima, visando ao entendimento das principais demandas dos colaboradores. O resultado foi um forte senso de pertencimento, com mais de 86% dos colaboradores tendo mencionado que sentem orgulho em dizer a outras pessoas que trabalham na empresa.

Outro ponto de destaque é a combinação entre colaboradores com muito tempo de casa, que conhecem profundamente a empresa e acompanharam os movimentos ao longo dos anos, e profissionais recém-chegados, que trazem a vivência de outros mercados, oxigenam os processos e enriquecem as tomadas de decisão.

“Estamos resgatando a trajetória de crescimento e rentabilidade, e isso é fruto de uma gestão voltada para pessoas, tanto para nossos colaboradores quanto consumidores. Nossos colaboradores estão cada vez mais engajados e motivados”, celebra Jan Handel, CEO da Nutrimental.

2. Transformação digital

Para trazer agilidade e eficiência nos processos administrativos da companhia, a Nutrimental implementou em 2023 um novo sistema de gestão SAP. Esse é um importante alicerce na transformação digital da Nutrimental e no plano de expansão, que coloca a companhia, na visão do atual presidente do Conselho de Administração e um dos fundadores da empresa, Rodrigo Rocha Loures, como uma das mais modernas empresas do Brasil.

“Não há nenhum exemplo de sucesso, em casos de empresas com longa duração, que não esteja associado à inovação e à questão da aprendizagem acelerada. Por isso, investimos em atualizar o conhecimento para trazer ganho de competitividade à empresa e desenvolver inovações que sejam significativas para servir ao mercado atual”, contextualiza.

Implementado pela SPRO IT Solutions, o novo sistema S/4HANA Cloud Private Edition visa auxiliar desde o controle de pedidos à governança corporativa. Já nas primeiras semanas de operação, o SAP trouxe ganhos de produtividade e eficiência operacional em todas as áreas da empresa, como compra e venda, controladoria, financeiro, contabilidade, expedição, gerenciamento de recursos, manutenção e qualidade.

“Dentro da nossa jornada de transformação digital, o SAP representa a tecnologia de base, trazendo robustez, confiabilidade e escalabilidade. A partir de agora adicionaremos camadas de agilidade, plugando tecnologias emergentes no próprio SAP ou até mesmo fora dele”, explica Handel, CEO da Nutrimental.

3. Pioneirismo em barras de cereais

A Nutry foi pioneira na categoria de Barras de Cereal no Brasil. Até hoje, possui liderança de mercado, com quase 40% de market share, sendo a marca mais lembrada pelos consumidores brasileiros e pelo varejo, segundo as publicações S/A Varejo e SuperHiper.

“Tudo isso só é possível colocando o consumidor no centro de tudo o que a gente faz. A gente busca e continuará buscando evoluir nesse sentindo, se modernizando e atualizando continuamente”, afirma Handel.

4. Inovação em linha com hábitos de consumo

A liderança de mercado na categoria, entretanto, não permite acomodação. A Nutry vem acompanhando as mudanças do consumidor nos hábitos de consumo e da busca por maior qualidade de vida. Itens que se refletem na área de inovação da companhia. Em um ano, a marca lançou 12 novos produtos, incluindo duas novas Linhas de Barras de Proteínas, atendendo a demandas de um consumidor a cada dia mais exigente.

5. Parceira na jornada do consumidor

A Nutry também vem ampliando o posicionamento de parceria com o consumidor na jornada de saudabilidade. Isso se reflete desde a criação de produtos diferentes, a investimentos em atletas brasileiros e no patrocínio de corridas de rua. Para a Nutry, as conquistas dos consumidores refletem um estilo de vida com maior nutrição e qualidade de vida. Itens que também fazem parte da missão da marca.

E a Nutrimental segue no desenvolvimento de novos produtos, com a previsão de lançamentos para o primeiro semestre de 2024. Segundo Jan Handel, CEO da Nutrimental, o objetivo é chegar ao faturamento anual de R$ 1 bilhão nos próximos 5 anos.

Vale lembrar que, além das barrinhas NUTRY, a Nutrimental fabrica em suas plantas de São José dos Pinhais e Arceburgo (MG) outras marcas comercializadas em todo o Brasil, como as linhas de mingaus Nutribom e Nutrilon e a farinha láctea Nutrilac. A Nutrimental também exporta produtos para cerca de 30 países da África, América Latina e Caribe.

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