Nessa terça-feira (15), o Assaí Atacadista registrou um volume de vendas entre 2 a 2,5 vezes maior nas 47 lojas convertidas a partir dos pontos de hipermercados adquiridos pela Companhia em 2021. Esses números são observados com cerca de dois meses após a conclusão do processo de expansão de 2022. Esse desempenho reflete a combinação de três fatores principais: a alta atratividade do modelo de negócios da Companhia, a força da marca Assaí e a assertividade do projeto que tem levado o atacarejo para as regiões centrais dos grandes centros urbanos brasileiros.
O Assaí realizou 60 inaugurações e estabeleceu um novo recorde de aberturas para o segmento do varejo e atacado de alimentos, além das conversões, outras 13 lojas orgânicas foram abertas. Com isso, a rede atacadista concluiu o ano com 263 lojas em operação. No total, o Assaí realizou um investimento de R$ 4,5 bilhões o maior patamar já executado pela Companhia em sua história. Ainda, no comunicado de resultados, o atacadista reportou também a geração de 16 mil novos postos de trabalho para suportar a expansão da marca e o aumento de 45% no número de pessoas negras em cargos de diretoria.
O faturamento anual avançou 31% no ano de 2022, com uma receita de R$ 59,7 bilhões – incremento de R$ 14,1 bi em relação ao período anterior e o maior resultado registrado pelo Assaí nos últimos cinco anos. Já o lucro líquido atingiu R$ 1,2 bilhão, patamar em linha com 2021 e consistente mesmo com a implementação do projeto de conversões de hipermercados e um cenário macroeconômico desafiador e de juros elevados. O EBITDA Ajustado, por sua vez, atingiu aproximadamente R$ 4 bilhões, com uma margem de 7,2%, o que reforça o rigoroso controle e disciplina de despesas.