A Páscoa, um dos momentos mais importantes para o varejo brasileiro, está se aproximando rapidamente. Considerando que o Brasil é o 5º país que mais consome chocolates no mundo, segundo a ABICAB, Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, nessa época do ano é esperado que as vendas na categoria aumentem consideravelmente.
Em 2022 foram vendidas mais de 10 mil toneladas de ovos no Brasil, 13% de crescimento sobre o volume do ano anterior. Um estudo da Neogrid apontou que foram faturados R$6,5 bilhões na Páscoa em 2022, representando um crescimento de 8,8% em relação ao total faturado em 2021. O Sudeste foi responsável por 56,9% da receita, com R$3,7 bi, um crescimento de 4,4% em relação a 2021.
De acordo com os dados da Neogrid, a categoria de bombonieres foi a que mais cresceu, com alta de 137,7% no faturamento. Em 2023, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), serão colocados no mercado 440 itens de Páscoa pela indústria, sendo 163 lançamentos. O número de lançamentos é o maior desde 2015, quando a Associação iniciou os registros.
Outro grande destaque da Páscoa no ano passado, e que parece ter chegado para ficar, são os ovos feitos artesanalmente por transformadores, a partir de chocolates diferenciados com recheios exclusivos. A tendência é evidenciada pela preferência por artigos personalizados, a exemplo dos clássicos ovos de colher. As vendas de Pescados também crescem significativamente neste período, a categoria foi responsável por 20% dos produtos mais promocionais na Páscoa dos dois últimos anos.