A Connecting Food, foodtech brasileira de impacto social focada na gestão inteligente de doação de alimentos excedentes, segue movendo esforços para mitigar um dos problemas mais paradoxais da atualidade: a fome e o desperdício de alimentos. Somente em 2022, as quase 3 mil toneladas de alimentos arrecadados pela empresa ajudaram a garantir o complemento de mais de 5,7 milhões de refeições na mesa de brasileiros. Neste ano, a foodtech pretende dobrar esses números.
A foodtech, que atualmente atende mais de 400 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), tem a meta de dobrar o número de instituições atendidas e o volume de alimentos redistribuídos nos próximos meses. Ao todo, a empresa já contribuiu para a doação de mais de 8 mil toneladas de alimentos para OSCs. E, ainda este ano, projeta aumentar seu portfólio de clientes, com um crescimento de faturamento em 50%, para assim expandir sua atuação no mercado e assim, se consolidar como um parceiro estratégico de impacto socioambiental para a indústria e o varejo no setor alimentício.
A CEO e Fundadora da Connecting Food, Alcione Pereira, aponta que 2022 foi um ano de muitos progressos e bons resultados, como a entrada da empresa no segmento da indústria de alimentos, o que revelou muitas possibilidades de expansão da doação de alimentos excedentes. Além disso, Alcione dá destaque para outro avanço durante o ano passado: a primeira operação de colheita urbana e a consolidação do Movimento Todos à Mesa, onde a Connecting Food é co-criadora.
“Tivemos um grande avanço com a nossa primeira operação de colheita urbana em um município, onde mapeamos os potenciais doadores de alimentos do território e conectamos com organizações sociais locais, além de direcionar a criação de uma política pública na cidade para garantia da perenidade desta iniciativa. Expandimos a atuação do Movimento Todos à Mesa, trazendo mais membros e potencializando as doações de alimentos em mais de 500 toneladas. Ganhamos, com o Todos à Mesa, o Prêmio Amcham de Sustentabilidade”.
Para este ano, a Connecting Food pretende articular possíveis parcerias, ampliando e estreitando relacionamentos com associações focadas no segmento, para aumentar o engajamento no combate à fome e redução do desperdício de alimentos no país. A principal ferramenta para isso será o Movimento Todos à Mesa, inicializado pela empresa de delivery, que é uma coalizão de empresas e organizações brasileiras que nasceu em 2021 com o objetivo de reduzir os impactos da fome no Brasil durante a pandemia e mitigar o volume de alimentos desperdiçados.