Os mais recentes dados do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do Instituto projetam crescimento real nas vendas de 0,8% em abril e queda de 3,7% em maio e de 2,8% em junho, sempre levando em consideração os mesmos períodos do ano anterior e já descontado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) projetado.
Em março deste ano, o crescimento foi de 7% em relação a março/21 e de 0,8% em relação a março/19. “O IAV produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento mensal das vendas do varejo e fornecem expectativas sobre o setor a partir de informações de receita reportadas pelas empresas associadas ao IDV. Por meio desta pesquisa mensal, os varejistas possuem dados sobre as projeções de vendas para o mês corrente e os próximos dois que os ajudam a balizar os seus investimentos, ações de marketing, operações logísticas, entre outros, pois o IAV consegue antecipar a tendência dos indicadores da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), do IBGE”, diz Marcelo Silva, presidente do IDV.
Alguns fatores econômicos e estratégias comerciais explicam a expansão, tais como redução de casos de covid-19, aumento da renda, diminuição do desemprego, reajustes salariais, difusão do Auxílio Brasil, novo saque do FGTS e antecipação do 13º salário pelo INSS.
Por outro lado, essa expansão é contrabalanceada por alguns fatores limitantes, tais como aumento da inflação, impulsionada, principalmente, por alimentos e transportes; continuação da subida das taxas de juros e encarecimento do crédito; manutenção de gargalos logísticos globais e crises nas cadeias de suprimentos; incerteza global devido à guerra no leste europeu e à alta de casos de covid-19 na China e a expansão de varejistas internacionais no Brasil, provocando pressão local nos preços.