De acordo com dados da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, a porcentagem de brasileiros que dizem que seu estilo de vida não permite preparar sua própria comida aumentou rapidamente durante os últimos três anos.
Atualmente, 47% dos consumidores do país ainda acreditam que suas atividades diárias não os impedem de dedicar parte do seu dia à cozinha, mas em 2021, a porcentagem era de 52%. Por outro lado, a porcentagem de brasileiros que dizem não ter tempo para preparar seus alimentos aumentou de 27% em 2021 para 31% em 2023. Enquanto mais brasileiros dizem que seu estilo de vida atual os impede de cozinhar por si mesmos, duas outras tendências parecem estar em ascensão: o uso de alimentos congelados e o fast food.
Vale ressaltar que o declínio na popularidade do preparo de alimentos não é igual em todo o país. Os brasileiros que mais relatam não ter tempo para cozinhar tendem a pertencer aos grupos demográficos historicamente mais favorecidos: homens (34%, contra 28% das mulheres), jovens de 18-24 anos (34%, contra 25% dos adultos acima de 55 anos) e pessoas com renda acima do dobro da média (34%, contra 31% dos que ganham 75% ou menos da média).
Por outro lado, a porcentagem de pessoas que não rejeitaram ou concordaram que alimentos congelados são melhores do que alimentos frescos era de 14% em 2021. O número chegou a 18% em 2023. Isto, embora metade dos brasileiros seja da opinião de que comer fora deveria ser reservado apenas para “ocasiões especiais”, e que menos de três em cada dez consumidores no país consideram que os alimentos congelados oferecem uma melhor relação custo-benefício do que a comida fresca.
“Estas mudanças, embora reduzidas, indicam uma tendência consistente no país que sugere a presença de mais consumidores que preferem opções de alimentação mais práticas. Isto não significa que, dentro de alguns anos, a maioria das pessoas no Brasil decidirá que comer fora ou ingerir congelados é melhor do que cozinhar. Entretanto, isto pode significar que as marcas que oferecem produtos que reduzem, ou eliminam, o tempo de preparo têm uma grande oportunidade à sua frente”, comenta David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina.
Atualmente, já pode se observar que algumas marcas estão conquistando o afeto dos brasileiros que preferem as opções congeladas ou para viagem. De acordo o levantamento da YouGov BrandIndex, Nestlé, Sadia, Perdigão, Garoto e Seara são, nesta ordem, as marcas de alimentos embalados que acumularam os mais altos índices de Satisfação no Brasil entre a população geral em 2022.
Já McDonald’s, Burger King, Subway, Bob’s e Habib’s, por sua vez, foram os restaurantes que acumularam as melhores pontuações de Satisfação entre todos os locais de fast food analisados.
“Se os hábitos alimentares e de preparação de refeições dos brasileiros continuarem a mudar no longo prazo, e as marcas de comida jogarem bem as suas cartas, esses nichos podem se tornar consumidores ainda mais fiéis do que parecem ser agora”, finaliza David.