O número de pedidos online cresceu 9,8% com o Dia dos Namorados em 2022, alcançando 15,4 milhões de compras digitais. Com a data, o e-commerce teve um faturamento de R$ 6,54 bilhões, um tímido aumento de 0,3% em relação ao ano passado, que obteve R$ 6,52 bi, de acordo com a Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro.
O levantamento da Neotrust, que monitorou as vendas digitais de 28 de maio a 11 de junho, apontou uma redução de 8,6% no tíquete médio durante o Dia dos Namorados neste ano, que passou de R$ 463,65 para R$ 423,64. O preço médio por item também apresentou queda em 2022, com uma redução de 5,2%.
“Apesar do aumento no número de pedidos online de Dia dos Namorados, o consumidor escolheu presentes mais baratos para a data em 2022. Um ponto interessante para analisarmos é a redução na quantidade média de produtos comprados, o que indica maior cautela com os gastos durante o período”, explica Paulina Dias, Head de inteligência da Neotrust.
Entre as categorias mais pedidas no comércio eletrônico com o Dia dos Namorados estão: moda e acessórios; alimentos e bebidas; beleza e perfumaria; saúde; e utilidades domésticas.
Segundo a Neotrust, nos destaques por categoria pode-se citar alimentos e bebidas, com alta de 23% nos pedidos e 15,6% em faturamento. “A subcategoria bomboniere teve um desempenho notável neste Dia dos Namorados, com aumento de 186% no faturamento em comparação com 2021”, analisa Paulina Dias.
Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito foi o método mais utilizado no Dia dos Namorados, com 69,4% dos pedidos. Além disso, houve declínio no pagamento por boleto bancário, que teve participação de 16% em 2021 e neste ano caiu para 4,7%. Ao mesmo tempo, o PIX teve crescimento nos pagamentos online durante a data, sendo utilizado em 11,7% das compras digitais. Em 2021, somente 3,2% dos pedidos foram pagos com PIX, conforme dados da Neotrust.