O panetone, alimento tradicional na mesa dos brasileiros durante a época de fim de ano, apresentou aumento de preço nos últimos meses. De acordo com um estudo realizado pela Scanntech, plataforma de dados e inteligência de mercado, o produto foi comercializado a um preço médio de 23% mais caro, entre agosto e outubro, em relação aos valores praticados no mesmo período de 2021. Esse está sendo um fator determinante para afugentar os consumidores.
A alta provocou retração nas vendas de quase 30%, em média, com maior queda registrada em setembro (-33%), ou seja, muito superior à redução média das vendas totais considerando a totalidade das cestas de consumo que retraiu 3% no mesmo período.
Nas três primeiras semanas de novembro, já se observa um aumento de preços de 18% e uma redução de 16% em unidades vendidas.
A alta apresentada foi bem acima da inflação, que ficou em 6,47% no acumulado de 12 meses, até outubro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por se tratar de um produto sazonal, o período de maior crescimento das vendas se dá no mês de dezembro. Em 2021, as vendas cresceram mais de 1000% no mês do Natal, em comparação com a média do ano.
As vendas se intensificam já na primeira semana de novembro e seguem em alta até o começo de janeiro. Com maior demanda, os preços sobem: em 2021, o panetone teve uma variação de 43%, em dezembro, em relação ao valor médio praticado de janeiro a novembro.