Em 2022, a Toledo do Brasil, empresa detentora de um terço do mercado de balanças comercializadas no Brasil, faturou R$ 750 milhões, com crescimento de 12% nas vendas. impulsionada pelo crescimento do agronegócio no país, a empresa mostrou um retorno financeiro (ROE) de 32% – 6,5% superior ao de 2021 – com lucro líquido de R$ 82 milhões.
O ciclo ascendente da Toledo já dura cinco anos, conta Edson José Freire, diretor vice-presidente da empresa. No ano passado, foram abertas três filiais de assistência técnica, com infraestrutura completa para atender todas as necessidades dos clientes, em especial, calibragem das balanças. A projeção é de que além destas, localizadas em Palmas (TO), Sorriso (MT) e Luís Eduardo Magalhães (BA), sejam abertas outras cinco novas unidades nos próximos anos.
Expectativas para 2023
Neste ano, a fabricante acredita que irá superar os números de 2022. “Estamos confiantes nos pontos fortes dos nossos produtos, que trazem soluções que geram ganhos para nossos clientes de todos os setores”, explica Freire.
De acordo com o executivo, a Toledo se destaca com mais ênfase no agronegócio. “As mais de 300 milhões de toneladas da safra de grãos e os insumos importados passam pelas balanças da Toledo”, afirma.
Inovações para o mercado
Em 2022, a Toledo trouxe para o mercado uma balança inteligente, com inteligência artificial (IA). “Ela reconhece a voz do operador e a imagem do produto pesado. Creio ser a primeira do mundo com IA na área de varejo, com uma persona, como a Alexa. Com o 5G, essa tecnologia vai ajudar muito o supermercadista”, antecipa Freire.
O equipamento está disponível em três categorias: 6, 15 e 32 quilos. “Ela foi apresentada a clientes brasileiros na maior feira de varejo do mundo, em Nova York, tendo brilhado no telão da Times Square”, comenta Freire.