Fundada em 2017, a Pink Farms, localizada na zona oeste de São Paulo, é um exemplo de fazenda urbana. O empreendimento conta com torres de 10 andares, onde hortaliças são cultivadas em ambiente 100% controlado, sem interferência de sol ou chuva e dispensando até mesmo a terra: entram, no lugar desses elementos, leds e um sistema de hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo). “Quando comparada com o campo, a nossa fazenda tem uma produtividade 170 vezes maior por metro quadrado de solo, economiza 95% de água e não utiliza agrotóxicos. O resultado da produção é um alimento perfeito no visual, no sabor e no valor nutricional”, explica o CEO da Pink Farms, Geraldo Maia.
A empresa, da qual Maia é um dos sócios, já estabeleceu parceria com grandes redes de supermercados, como Carrefour, Pão de Açúcar, Mambo e Natural da Terra, além de atender a empreendimentos locais de sucesso, a exemplo do Quitanda.
A Pink Farms também dá a seus clientes a opção de compra online e assinatura — nesse caso, a proposta de valor é a de produtos colhidos horas antes de chegar à mesa do consumidor. No mix, é possível escolher entre alface crespa, mimosa, Salanova®, couve, cenoura, repolho roxo, alho-poró, rabanete, mostarda, entre outros itens. A produção é de cerca de três toneladas de alimentos por mês.
Para os supermercados, em especial, além da entrega de qualidade, o compromisso é com uma logística mais fácil, rápida e econômica. “Épocas de chuva não causam quebra, e o produto acaba tendo mais tempo de prateleira e geladeira, tanto por chegar mais rápido quanto por ser produzido livre de intempéries, nas condições perfeitas de cultivo”, diz Maia.
O CEO também destaca a oportunidade de oferecer acesso a produtos saudáveis a um número maior de pessoas, graças a essas parcerias com grandes empresas do varejo.
Imagem: Pink Farms
Excelente reportagem. Será que estes produtos são quantos em percentuais a mais dos produtos tradicionais?