Em mais uma ação para facilitar o acesso a uma alimentação mais saudável, sustentável e acessível aos seus clientes, o Carrefour firmou parcerias com duas startups que auxiliarão a rede a se aproximar ainda mais de pequenos produtores e fornecedores regionais. Com cerca de 9 mil itens regionais de mil fornecedores em suas lojas, a rede passa a atuar em conjunto com a Muda Meu Mundo e a Local.e para ampliar a oferta de produtos com características locais e regionais, além de alimentos mais frescos.
De forma paralela às parcerias, o Carrefour ainda adaptou seus processos internos para facilitar a entrada dos produtos de pequenos e médios produtores em suas lojas, contando agora com prazo de pagamento vantajoso, maior facilidade no processo de cadastramento — com a criação de uma incubadora interna —, isenção de taxas logísticas e simplificação do contrato. Além disso, a rede criou uma incubadora interna para acelerar o cadastramento de pequenos produtores.
“O Grupo Carrefour sempre acreditou e apoiou os produtores locais. Entendemos que valorizar a produção dessas pessoas fortalece a economia e as famílias das diferentes regiões do país. Por isso, nos últimos anos ampliamos a participação desses produtos em nossos negócios, em um processo que se baseou também no uso da tecnologia”, diz Arnaud Dusaintpere, diretor comercial das células regionais do Carrefour. “Com isso, diversificamos ainda mais a variedade de produtos oferecidos aos nossos clientes e posicionamos o Carrefour como o maior ecossistema do varejo alimentar do Brasil a valorizar as regionalidades do País”, completa.
As parcerias com as startups valem para todos os estados nos quais o Carrefour está presente e buscam se complementar. Enquanto a Local.e trabalha para aproximar da varejista marcas locais de produtos alimentares industrializados, a Muda Meu Mundo foca seu trabalho em pequenos agricultores, que comercializam, em especial, frutas, legumes e vegetais. Os produtos comercializados por essa última startup contam ainda com um QR code onde o consumidor pode obter todas as informações sobre o produtor, método de produção e imagens, criando um vínculo entre as duas pontas dessa cadeia de consumo — o produtor e o consumidor final. Ambas as empresas possuem uma plataforma online para a aproximação de varejistas com pequenos produtores, funcionando como uma grande vitrine de produtos.
“Estamos animados com essa parceria, pois não é sempre que temos um varejista disposto a realmente rever os seus processos internos olhando para a realidade das marcas locais” diz Leila Okumura, co-fundadora da Local.e. “Hoje, nossa plataforma conta com mais de 7.500 produtos e 3.000 marcas locais, sendo que desde a sua criação mais de 8.000 oportunidades comerciais foram geradas. Com a nova parceria com o Carrefour, podemos ampliar ainda mais as possibilidades de negócio dessas marcas locais”, completa.” Estamos falando de uma visão disruptiva de supply chain, utilizando uma tecnologia que engaja pequenos produtores para comercializar diretamente com o varejo ao mesmo tempo em que consegue gerar benefícios de impacto positivo social e ambiental, encurtando a cadeia de alimentação e exercitando na prática os melhores conceitos de Governança Ambiental, Social e Corporativa e inovação”, comenta Priscilla Veras, fundadora e CEO da Muda Meu Mundo.