A economia local costuma ser impulsionada pelo incentivo a marcas locais. Com base nisso, o Carrefour do Brasil está reforçando a sua campanha de vendas de produtos regionais. A castanha de baru, típica do Cerrado, e o umbu, da Caatinga, são exemplos de produtos regionais que hoje já tem presença nas prateleiras das lojas do Carrefour no Brasil.
“A nossa ambição é ser o varejista que dá preferência para a localidade. Hoje, já contamos com cerca de 9 mil itens regionais de mil fornecedores em nossas lojas, fruto de um intenso trabalho impulsionado pelo compromisso global do Grupo Carrefour de facilitar o acesso a itens produzidos de maneira social e ambientalmente sustentáveis aos nossos clientes”, explica Arnaud Dusaintpere, diretor comercial das células regionais do Carrefour Brasil.
Dentro desse extenso sortimento de itens, estão o umbu e a castanha de baru, comercializados nas unidades do Carrefour por meio de uma parceria com a Central do Cerrado, cooperativa que reúne diversas organizações comunitárias. Os produtos são fornecidos diretamente pela COOPERCUC (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), que atende cerca de 5 mil famílias com as quais desenvolve um projeto de capacitação com foco no aprimoramento de processos extrativistas e gestão dos negócios a fim de incorporar frutos nativos no varejo.