A pandemia trouxe um olhar diferente para a categoria de limpeza, principalmente aos produtos relacionados à desinfecção. Logo no início, houve um crescimento na venda de água sanitária, desinfetantes e álcool. E ao perceber essa demanda, as fabricantes começaram a desenvolver produtos específicos para desinfecção e limpeza de casas. Hoje, se pode dizer que as grandes empresas trabalham com produtos no portfólio para esse tipo de situação.
Apesar de a categoria de limpeza ser bastante comoditizada, ou seja, em que o consumidor busca o melhor preço possível, a Covabra, empresa varejista com 16 lojas no interior do Estado de São Paulo, procura oferecer aos clientes situações e produtos que sejam práticos e facilitem o dia a dia. “A grande dificuldade das pessoas em comprar produtos de limpeza é saber escolher, e a maioria cuida da casa por conta própria. Por isso, procuramos oferecer desde os produtos mais básicos até os especializados, mostrando aos consumidores a nossa variedade de marcas e preços”, diz Cleyton Oliveira, gerente executivo de Higiene e Limpeza.
O grande desafio nesse setor, tanto da indústria quanto do varejo, é trazer para o consumidor produtos que facilitem o dia a dia. As pessoas têm cada vez menos tempo para cuidar da casa e, por isso, é preciso focar em produtos que tragam certa praticidade.
Existem duas tendências marcantes no setor de limpeza: a primeira é a de embalagens maiores, em que o cliente consegue ter um custo-benefício maior; e a outra contempla os itens de desinfecção. “Houve uma mudança grande na formulação dos produtos com o objetivo de matar as bactérias e os vírus e a venda deste tipo de produto vem crescendo ao longo da pandemia. Acreditamos que isso é algo que veio para ficar no setor de limpeza”, pontua Oliveira.
Em 2020, tivemos o pico da pandemia e, neste período, as vendas de produtos de limpeza e desinfecção cresceram muito. O ano de 2021 foi o ano de manutenção. Não tivemos o recuo que era esperado depois de um ano tão forte para o setor e conseguimos manter os números de vendas.
Para 2022, a expectativa é ter um ano em que as pessoas estão mais preparadas, entendidas e habituadas na utilização destes produtos. A ideia é que, cada vez mais, produtos específicos para facilitar a limpeza sejam adquiridos pelos consumidores. As indústrias estão trabalhando nisso e nós, como varejo, temos que oferecer estes produtos nas melhores condições possíveis.
Confira a matéria completa na página 70 da edição 240 da revista SuperVarejo