Dois empreendedores brasileiros criaram uma solução inédita no mundo para o transporte de mercadorias dentro dos pontos de venda no varejo: a Cestinha Sustentável. Feita de papelão ondulado, o produto suporta até 8kg e conta com uma proteção impermeável para receber alimentos resfriados.
Criada por Marcus Santarem e André Souza, a Cestinha Sustentável tem 30% de papel reciclado, é livre de petroquímicos e de aditivos tóxicos, e ainda possui uma Certificação FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Gestão Florestal, em tradução livre). Além disso, o produto surge como uma alternativa ecológica ao setor varejista
Em 2019, Marcus, que tinha anos de experiência na gestão de projetos logísticos, se uniu a André, empreendedor serial que já tirou do papel outras iniciativas, para juntos desenvolverem a Cestinha. “Foram, em média, seis meses de buscas por um material adequado e depois mais um ano de desenvolvimento e testes, que aconteceram na maior escola gráfica da América Latina, do Senai-SP”, anuncia Souza.
“O plástico se transformou numa grande questão ambiental. Então, decidimos usar nossa expertise em desenvolver produtos inovadores e também nosso conhecimento de mercado para oferecer uma solução mais ecológica ao varejo”, diz Santarem.
Além de solução sustentável para o varejo, a Cestinha Sustentável também foi projetada para funcionar como um espaço para anunciantes. “Podemos entregar cestinhas personalizadas. Isso é bom para a empresa que queira ter sua marca associada a um produto ecológico e também para o varejista, que poderá negociar parcerias e cobrir o custo da produção”, afirma André.