Com foco na redução do uso de plástico virgem, a Unilever Brasil anunciou a inserção de mais de 10 mil toneladas de plástico reciclado nas suas embalagens e quatro marcas da companhia já batem a meta de utilizarem um mínimo de 25% de uso do material: Seda e Dove (beleza e bem-estar), Comfort e Fofo (cuidados com a casa).
A iniciativa fez com que a empresa alcançasse quase 30 mil toneladas de plástico reciclado nas embalagens de suas marcas. Isso contribui significativamente para o alcance das metas da empresa para 2025, quando pretendem reduzir em 50% o uso do plástico virgem e ter uma redução absoluta de 100 mil toneladas em todo o mundo.
“Sabemos do papel fundamental que temos na condução de inovações para reduzir o uso de plástico virgem e impulsionar a economia circular do material. Este anúncio é um grande avanço dessa agenda, que recentemente ganhou reforços ao aderirmos ao Tratado Global do Plástico, aprovado na última Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA-5). Continuaremos na jornada de ampliar o uso sustentável do plástico, reduzindo o uso de plástico virgem e combatendo diretamente a poluição”, disse Suelma Rosa, head de Assuntos Corporativos, Governamentais e Sustentabilidade da Unilever.
A jornada da Unilever Brasil para o uso sustentável do plástico tem avançado a cada ano desde 2017, com o alcance da marca Arisco, que retirou cinco toneladas de plástico virgem das embalagens. A inovação também pautou o início dessa trajetória com a marca TRESemmé ao lançar, em 2018, as garrafas mais leves do mercado, substituindo o plástico virgem por reciclado nas embalagens. Em 2019, a marca Sétima Geração, que tem produtos biodegradáveis e com fórmulas à base de matérias-primas vegetais, já nasceu com embalagens produzidas com plástico reciclado e plástico verde, proveniente da cana-de-açúcar. Com portfólio composto por lava-roupa líquido, limpador multiuso, limpador para banheiro e detergente concentrado, os produtos de Sétima Geração.