O código de barras mudou para sempre a experiência de compra no varejo. Apesar de parecerem todos iguais, cada um identifica o produto de forma exclusiva. Graças aos padrões GS1 (Associação Brasileira de Automação- GS1 Brasil), uma simples leitura conecta um produto físico a diversas informações ao longo da cadeia de suprimentos. Essa mudança proporcionou novas experiências para o consumidor, que passou a ter mais qualidade no atendimento e ser mais bem informado ao longo do tempo. Agora, uma nova transformação está em curso e traz resultados positivos para a qualidade de vida dos consumidores, além de muito mais agilidade e economia para as empresas.

O código de barras da GS1 mudou muito o dia a dia das pessoas e dos negócios. “Nós vivenciamos cinquenta anos em que o código de barras transformou a maneira como compramos e vendemos. Diante das exigências dos consumidores que buscam por informações cada vez detalhadas e seguras dos produtos, o Código 2D tornará mais fácil obter esses dados e interagir com as marcas. Além disso, dados mais precisos disponibilizados na cadeia de suprimentos nos dão a possibilidade de decisões mais inteligentes e eficientes.” afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A nova geração de código bidimensional – 2D – tem mais capacidade de fornecer dados confiáveis e precisos a consumidores, empresas e agências reguladoras. O novo código pode contar a “história” de um produto: de onde vem, dados nutricionais, composição, rastreabilidade e muito mais.

Esse foi um movimento global, que teve início no fim de 2020, quando a GS1 iniciou o processo de transição dos códigos de barras tradicionais para o bidimensional, num trabalho conjunto com os principais players do setor de varejo. São mais de 20 países – incluindo China, EUA, Austrália e Brasil – que já iniciaram pilotos de sucesso.

Hoje, a GS1 Brasil conta com mais de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais, com duas sedes no país, uma em São Paulo e outra em Brasília. O escritório do Distrito Federal tem como objetivo expandir a representatividade da organização junto aos órgãos governamentais em áreas de interesse público e privado.

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