A DMCard, administradora de cartões, disponibilizou a tecnologia de pagamento por reconhecimento fácil para todo o setor supermercadista parceiro da empresa. Em janeiro desse ano, foi realizado o primeiro pagamento com reconhecimento fácil de um cartão da marca, na loja do Supermercado do Frade, em Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo.
Quando uma rede adota esse sistema, o consumidor, que deseja utilizá-lo, deve fazer o registo de sua biometria fotografando seu rosto diretamente pelo aplicativo. Após esse procedimento, precisa informar no caixa que deseja realizar o pagamento pela biometria. O consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto, sem precisar usar o celular. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento pode ser feito sem toque no dispositivo ou uso de cartão.
“A biometria facial não se trata apenas de uma substituição de senha, pois neste caso seria necessário estar com o plástico em mãos. O sistema de reconhecimento facial substitui totalmente o próprio cartão físico, que não precisa ser levado até a loja e nem ser mantido na bolsa ou carteira”, destaca Caio Bregonde, Gerente de Prevenção a Fraudes da DMCard.
Das tecnologias disponíveis no mercado atualmente, a biometria é o sistema com a mais alta eficiência na prevenção de fraudes, como explica Bregonde. “A identificação biométrica usa características únicas de um ser humano com as quais nascemos e morremos, isso significa que podem ser utilizadas por tempo indeterminado, não sofrem alterações que exijam constante atualização e jamais se repetem de forma idêntica em mais de uma pessoa”.
Mesmo que o cliente tenha preferência por realizar suas compras por meio do cartão físico, o reconhecimento facial poderá ser usado em momentos que o cartão for esquecido em casa.